Gripe faz mais três vítimas fatais no Paraná; já foram 98 mortes em 2019

21 de agosto de 2019 às 17:49

Foto: Divulgação

Os dias frios aumentam a necessidade da adoção das medidas preventivas que ajudam proteger contra a gripe e as principais recomendações da Secretaria Estadual da Saúde são: higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimento; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada.

As orientações da Sesa estão no Informe Semanal da Influenza, divulgado hoje e que registra mais 3 óbitos por Influenza. O boletim aponta 98 óbitos desde o início de janeiro deste ano, na semana anterior eram 95. O monitoramento traz números desde janeiro de 2019, até o último sábado, 17 de agosto.

Os óbitos confirmados nesta semana aconteceram em Almirante Tamandaré, uma jovem de 17 anos; em Mamboré, um homem de 88 anos, e um homem de Curiúva, de 59 anos.

O acompanhamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza apresenta 512 casos confirmados. Deste total, 438 casos são de contaminação por H1N1.

As Regionais de Saúde que registram maior número de casos confirmados são: a Metropolitana, com 201 casos; a de Foz do Iguaçu, com 57; a de Ponta Grossa, com 41, e a Regional de Maringá, com 32 casos confirmados de gripe.

Faixa Etária e Sintomas: Em relação à faixa etária, o boletim semanal mostra que 53,1% dos casos de contaminação pelo vírus da Influenza acontecem em pessoas com mais de 60 anos, portadoras de comorbidades.

Na sequência, estão as pessoas com idade entre 50 a 59 anos, que representam 18,4% dos casos; pessoas de 40 a 49 anos, 14,3%; crianças menores de 6 anos, 5,1% e, na faixa etária entre 10 a 19 anos, representa 4,1% dos casos confirmados.

A Sesa orienta ainda que os sintomas compatíveis com a doença são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, cefaléia, mialgia, dor de garganta, dor nas articulações, prostração, corrimento excessivo do muco nasal e tosse seca. Pessoas que apresentarem estes sintomas devem procurar atendimento médico.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
23º
Tempo limpo
Ponta Grossa
22º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Eugenia Senkiu aos 59 anos.
  • Paraná Trifásico entrega 13,7 km de novas redes por dia e já beneficia 366 municípios
  • IPVA 2024: mais de 75% do valor lançado foi pago pelos contribuintes
  • Com apoio do Estado, Unicentro inaugura novas instalações em Guarapuava
  • Selecionados pelo Talento Tech comemoram poder aprender tecnologia nas próprias cidades
  • Com revitalização da orla de Matinhos, IAT oferece curso de construção civil
  • Governador lança projeto para estimular formação tecnológica de 3 mil alunos em 50 cidades