Após mais de um mês, o Paraná Clube voltou a vencer no Campeonato Brasileiro da Série B. O 1×0 sobre o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, encerrou o jejum de sete rodadas. O gol foi de Jenison e o técnico Matheus Costa exaltou a força do grupo, que superou inclusive a perda de uma penalidade máxima, ainda no primeiro tempo.
“Retornamos à competição. Fizemos um jogo maduro, criando oportunidades e dificuldades para o adversário desde o início”, destacou o treinador paranista. O primeiro tempo foi de muita marcação e poucas oportunidades para os dois times. Pressionado pela escassez de gols, o Tricolor ainda perdeu Rafael Furtado, lesionado, aos 28 minutos. Jenison entrou no seu lugar.
O Paraná cresceu no jogo e aos 36 minutos teve a melhor oportunidade para abrir o placar. Na jogada pela esquerda, Bruno Rodrigues foi derrubado por Leandro Amaro, na área: pênalti. João Pedro foi para a cobrança, mas o goleiro Darley fez uma grande defesa, para a frustração da torcida tricolor. Logo depois, Jenison tentou um desvio de cabeça, mas novamente o goleiro do Botafogo trabalhou bem.
Na etapa final, logo aos 2 minutos, o Paraná ficou em vantagem numérica. Murilo foi expulso. Matheus Costa trocou Jhony Douglas por Alesson e o Tricolor passou a pressionar o adversário. Aos 23 minutos, Itaqui bateu de fora da área, o goleiro deu rebote, mas conseguiu se recuperar antes da chegada de Alesson. Logo depois, aos 26, enfim o gol tricolor. No cruzamento de Guilherme Santos, Jenison bateu duas vezes para vencer Darley e abrir o placar.
Com o 1×0, o Paraná passou a tocar a bola com precisão, não dando chances ao Botafogo. Nos acréscimos, após cruzamento de Rodrigo Porto, Jenison quase marcou o segundo. Mas, a vitória estava consolidada. Com 28 pontos, o Tricolor se aproxima do G4 e mantém o sonho do acesso, tendo todo o segundo turno pela frente. “Oscilações fazem parte de uma competição como essa. Temos que buscar maior regularidade para seguirmos na briga”, concluiu Matheus Costa.
Botafogo-SP 0x1 Paraná Clube
Botafogo: Darley; Lucas, Luiz Otávio, Leandro Amaro e Pará; Higor Meritão, Marlon Freitas, Murilo e Nadson (Leonan); Júlio César (Diego Gonçalves) e Henan (Rafael Costa). Técnico: Hemerson Maria
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Leandro Almeida, Rodolfo e Guilherme Santos; Jhony Douglas (Alesson), Luiz Otávio e Itaqui; João Pedro (Rodrigo Porto), Rafael Furtado (Jenison) e Bruno Rodrigues. Técnico: Matheus Costa
Local: Santa Cruz (Ribeirão Preto-SP)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Diogo Carvalho Silva (RJ) e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ)
Gol: Jenison aos 26’ do 2º tempo
Cartões amarelos: Leandro Amaro (Botafogo). Alesson (Paraná)
Expulsão: Murilo aos 2’ do 2º tempo
Fonte: Comunicação/PRC