Grupo folclórico ucraniano Vesselka se apresenta nesta quinta em Irati

29 de agosto de 2019 às 11:11

Foto: Divulgação/Vesselka

Folclore é um conjunto de costumes, lendas e manifestações artísticas que são preservadas por um povo ao longo dos anos. Na região de Irati, a cultura ucraniana tem uma significativa influência nestas manifestações, devido à intensa imigração deste povo para esse espaço geográfico. Como agosto é o mês do folclore, o campus Irati da Unicentro convidou o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, de Prudentópolis, para celebrar essa tradição.

O Vesselka fará uma apresentação única no Auditório Denise Stoklos. O espetáculo está marcado para a noite desta quinta-feira, 29 de agosto, com início às 20h30. A entrada é gratuita. A programação faz parte do 32º Encontro da Arte Folclórica da Unicentro. “Além do resgate das culturas étnicas, é também um momento de incentivo às manifestações folclóricas. Estas são práticas populares e tradicionais transmitidas de uma geração para a outra”, discorre a chefe da Divisão de Promoção Cultural do campus Irati da Unicentro, professora Alexandra Lourenço.

As apresentações do Vesselka, explica o coordenador do grupo, Dyego Miguel Kaminski, “são montadas a partir de uma história, que pode ser uma lenda, um conto, uma música, sempre baseados no folclore ucraniano ou até mesmo na história do grupo”. De acordo com Dyego, o espetáculo na Unicentro contará com 46 dos componentes do Vesselka, que ao todo tem 85 participantes, de faixas etárias distintas.

No ano passado, o grupo completou 60 anos de existência, desenvolvendo atividades desde que as primeiras famílias ucranianas se instalaram em Prudentópolis. O Vesselka é reconhecido em todo o Brasil e também no exterior, com shows sendo apresentados em feiras, exposições, congressos, festivais e outros eventos.

Fonte: Unicentro

Prudentópolis
22º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados