Ipiranga terá o maior investimento da história com fábrica de laticínios

12 de setembro de 2019 às 08:18

A cidade de Ipiranga, nos Campos Gerais, vai receber o maior investimento da história. A Tirol Alimentos confirmou a instalação de uma planta no município de aproximadamente 15 mil habitantes. O investimento total da fábrica de laticínios será de R$ 152 milhões, com apoio do Governo do Estado, por meio do programa Paraná Competitivo.

O anúncio foi feito durante reunião de executivos da empresa com o governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (11), no Palácio Iguaçu. No encontro foram apresentados detalhes da unidade que a empresa vai erguer, a primeira no Paraná. A previsão é que a operação comece em fevereiro de 2021, gerando inicialmente 160 empregos diretos.

Ratinho Junior destacou que a nova planta contribuirá para movimentar toda a cadeia leiteira do Estado, já que a empresa estima produzir 600 mil litros de leite por dia na primeira fase. A capacidade total da estrutura industrial pode chegar a até 2 milhões de litros de leite/dia.

“Mais uma conquista para o Estado do Paraná, trazendo para cá outra grande empresa do País. Isso gera emprego, industrialização de alimentos para uma região que precisa e fortalece nossa bacia leiteira”, destacou o governador.

PRODUÇÃO – O governador lembrou ainda que o Paraná é um dos maiores produtores de leite do Brasil, com cerca de 13% do mercado nacional. A cadeia leiteira estadual engloba aproximadamente 90 mil pecuaristas no Estado.

Em 2018, a produção de leite rendeu R$ 5,8 bilhões no Valor Bruto da Produção Agropecuária do Estado, segundo dados preliminares do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, valor menor que as produções de frango, soja e milho. “Anúncios como esse consolidam o Paraná como uma grande bacia leiteira do País”, disse Ratinho Junior.

COMPETITIVIDADE – O gerente de Projetos da Tirol, Maicon Spada, explicou que a opção por investir no Paraná se deu pelas facilidades logísticas ofertadas, além de o Estado ser o segundo principal mercado da empresa no País, perdendo apenas para Santa Catarina, sede da indústria. Atualmente a Tirol possui parceria com a fábrica Frísia, instalada em Ponta Grossa, onde parte da produção é processada e embalada.

“O Paraná é um Estado muito interessante, estratégico para investimentos, ampliando a competitividade da empresa”, afirmou. “Em um primeiro momento, a produção será focada no leite longa vida, com aplicação da mais alta tecnologia. Não existe no País uma planta com tamanha tecnologia aplicada”, completou.

CONSTRUÇÃO – A área para a construção da nova unidade já recebeu a preparação inicial e está toda terraplanada. O terreno é localizado às margens da BR-373 tem 222 mil metros quadrados. A área construída será de 22,6 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão.

“Vai mudar a cara de Ipiranga. As contratações já estão acontecendo, gerando emprego e renda para a cidade, que sempre foi muito dependente do fumo”, destacou Luiz Carlos Blum, prefeito de Ipiranga.

INFRAESTRUTURA – Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex reforçou o compromisso do Estado em agilizar o processo de construção da fábrica, colocando à disposição da Tirol toda a estrutura governamental. “Buscamos dar celeridade na obra para que não haja atrasos, integrando serviços como os da Copel e Sanepar”, disse.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o vice-prefeito de Ipiranga, Alcides Mayer; além de executivos da empresa.

 

Prudentópolis
27º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
23º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Tempo nublado
Londrina
27º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet