Tecpar e Senai vão impulsionar negócios inovadores no Estado

23 de setembro de 2019 às 09:21

Foto: AENPR

Uma parceria firmada entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Serviço de Aprendizagem Nacional (Senai-PR) vai impulsionar a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores no Estado. O acordo de cooperação técnico-científico foi assinado nesta sexta-feira (20), em Curitiba, pelo diretor-presidente do instituto, Jorge Callado, e pelo diretor regional do Senai, José Antônio Fares, durante evento em comemoração aos 30 anos da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

“O Tecpar está ampliando sua contribuição para melhorar o ambiente de negócios e a geração de empregos no Paraná”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar. “Estamos trabalhando em consonância com a orientação do governador, que estabeleceu uma agenda permanente para apoiar a criação e o desenvolvimento de novas empresas”, acrescentou.

Para ele, o acordo representa uma soma de forças, com o objetivo de fortalecer o empresariado paranaense e fomentar novos negócios. “De um lado está o Tecpar, voltado para a realização de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação; e do outro, o Senai-PR, que atua no desenvolvimento científico e tecnológico das indústrias e negócios inovadores”, disse.

O diretor regional do Senai, José Antônio Fares, ressaltou que a parceria tem o propósito de criar uma sinergia entre duas instituições que trabalham fortemente na inovação tecnológica, para que sejam desenvolvidas ferramentas inteligentes que sejam aplicáveis ao mercado. “A união do Tecpar com o Senai tem muita força de conhecimento e de experiência acumulada. Certamente isto será muito útil para fazer a inovação e aplicá-la de maneira adequada para as indústrias e a sociedade”, afirmou Fares.

TERMO – O acordo prevê a atuação conjunta para promover a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores no Paraná. A medida busca trazer mais eficiência na aplicação dos recursos destinados ao apoio e ao desenvolvimento dos negócios incubados e acelerados.

As instituições se comprometem a compartilhar infraestrutura física e tecnológica, oferecendo condições para o desenvolvimento dos negócios das empresas incubadas do Tecpar e aceleradas do Senai. São ações como capacitação, transferência de conhecimento e prestação de serviços, sensibilização, prospecção, qualificação, assessoria e consultoria a empreendedores.

Segundo o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Silva Junior, está prevista a possibilidade de co-incubação, situação em que as empresas poderão ser acompanhadas pelas duas instituições, paralelamente.

“Uma empresa incubada pelo Tecpar, por exemplo, poderá fazer parte do programa de aceleração do Senai, utilizando o processo seletivo já efetuado na Intec. O mesmo vale para as empresas aceleradas pelo Senai. Deste modo, elas terão à sua disposição o que cada instituição pode oferecer de melhor para o avanço de seus negócios”, explicou.

ANIVERSÁRIO – A comemoração aos 30 anos da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) foi no auditório do Instituto e contou com a presença de empresas já graduadas no processo de incubação e de empresas incubadas atualmente.

A Pase Hidrometria, localizada em Curitiba, é uma das empresas que usou a infraestrutura da Intec e hoje faz parte da taxa de sucesso da incubadora. Em 2009, Ricardo Spancerski, diretor da empresa, criou uma tecnologia nova na área de medição de poços profundos, desenvolvida com o apoio da Intec. Hoje está há dez anos no mercado e atende grandes empresas todo o país.

“Não tínhamos o conhecimento necessário para desenvolver os processos de rastreabilidade e aferição de instrumentos. Recebemos todo o apoio em estrutura e laboratórios e contamos com o conhecimento da equipe de metrologia do Tecpar”, disse o empresário. “O respaldo institucional do Tecpar nos ajudou a conquistar clientes, fornecedores e parceiros. Se é uma empresa que está com o Tecpar, é mais valorizada”, destacou.

INTEC – Criada em 1989 para estimular a criação e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história, já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
29º
Tempo limpo
Ponta Grossa
25º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Parcialmente nublado
Curitiba
25º
Parcialmente nublado
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
24º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados