Paraná tem um município em epidemia de dengue e oito em situação de alerta para a doença

25 de setembro de 2019 às 08:25

A informação sobre os novos casos de dengue está no Boletim Epidemiológico semanal divulgado nesta quarta-feira (24) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). O município de Inajá, na região Noroeste, está com 10 casos autóctones confirmados. Segundo cálculo da Sesa, a incidência acumulada do final do mês julho deste ano para cá aponta, proporcionalmente à população do município, 322,27 casos por 100 mil habitantes, o que se caracteriza como epidemia.

Em situação de alerta para a dengue estão os municípios de Uraí, Santa Izabel do Ivaí, Florestópolis, Jesuítas, São Carlos do Ivaí, Floraí, Indianópolis, e Flórida.

“O combate à dengue deve ser feito diariamente e precisamos da participação ativa da população na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Os municípios estão aplicando várias estratégias de combate à proliferação do mosquito, mas o apoio de cada paranaense é fundamental na luta contra a dengue; precisamos deixar os quintais e terrenos livres de recipientes que acumulam água e lixo”, afirmou o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto.

O boletim semanal registra 454 casos confirmados da dengue. São 100 casos a mais que na semana anterior, que apresentava 354 casos.

As 22 Regionais de Saúde do Estado apresentam notificações. O Paraná soma 4.084 notificações.

Os dados coletados são referentes ao monitoramento realizado entre dia 28 de julho de 2019 até a data de ontem, 23 de setembro.

As informações relacionadas ao controle vetorial comprovam que 77,5% dos criadouros estão nos imóveis comerciais e domiciliares, em recipientes que acumulam água parada, como vasos de plantas, garrafas, plásticos, sucatas, materiais de construção, fontes ornamentais, entre outros. “Temos bastante preocupação em relação à mudança da estação; a primavera indica dias quentes e chuvosos, clima propício para o aumento do número de criadouros e de pessoas contaminadas, caso não intensifiquemos as ações preventivas de eliminação dos focos”, destaca a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

Segundo a coordenadora, “o ciclo do mosquito é rápido; entre o ovo depositado pela fêmea do mosquito, à transformação em larva e, depois em mosquito, o período é de apenas uma semana. Basta deixar água parada acumulada para que o mosquito se prolifere”.

 

Chikungunya – O boletim mostra ainda dois casos confirmados de chickungunya no Estado. Os casos foram registrados nos municípios de Araucária e de Maringá. São casos “importados”, ou seja, as pessoas contraíram a doença passando por outras regiões do país. Um foi contraído em Arapiraca, estado de Alagoas, e o segundo em João Pessoa, na Paraíba.

 

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Tempo limpo
Londrina
27º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Daniel Germano Pesck aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Fiuza Ribeiro
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • Acidente Fatal na BR-373 em Prudentópolis: Colisão Frontal Resulta em Morte 
  • Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável
  • Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos
  • Ranking destaca ações sustentáveis das universidades estaduais; UEL lidera no Paraná
  • IAT fiscaliza pesca irregular e fecha cativeiro de aves no Centro-Oeste do Estado
  • Fomento Paraná e BDMG firmam acordo de cooperação técnica