Pedro Lupion é o relator de MP que facilita acesso ao crédito rural

17 de outubro de 2019 às 15:02

Brasília – O deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR) foi escolhido, nesta quarta-feira (16), relator da medida provisória nº 897, que trata sobre medidas de estímulo ao crédito para o produtor rural. No mesmo dia, a comissão mista do Congresso Nacional, que vai analisar a MP elegeu o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) como presidente do colegiado.

Lupion destaca que há avanços significativos no texto encaminhado pelo Poder Executivo. Um deles é na Cédula de Produto Rural (CPR), mecanismo que promove a segurança do crédito e transparência nas operações realizadas, e que poderá ser emitida em moeda estrangeira.

Isso vai favorecer os exportadores de commodities que têm seus produtos negociados em Bolsas de Mercadorias e Futuros. Além disso, de acordo com Lupion, “a MP dará mais transparência e segurança na análise ao garantir o registro e depósito da CPR, com todas as informações relevantes em um sistema informatizado de fácil acesso”. Hoje, a CPR não precisa ser registrada, apenas as garantias dela.

Outro ponto importante é o patrimônio de afetação. Antes, o produtor tinha que dar toda a sua propriedade como garantia para uma operação financeira e dependia da entidade registradora.

“A MP permite que se possa dar, de garantia, a área específica da propriedade que corresponde ao valor da operação. Isso evita distorções e diminui o temor do produtor na busca por auxílio para desenvolver suas atividades”, afirma Lupion.

Inovações

A extensão do Fundo de Aval Fraterno (FAF), antes limitado, surge como forma de ampliar o acesso ao conceder garantias que cubram parte do risco assumido por instituições financeiras, também é destaque no texto do Executivo. Lupion vê com bons olhos a medida.

“O FAF permite uma garantia solidária ao produtor rural, para renegociação de dívidas decorrentes de operações de crédito. Também por estimular a criação de associações de produtores e emprego de recursos coletivos para saldar débitos, o que ajudará a reduzir a inadimplência”, ressalta o deputado federal.

O texto já recebeu mais de trezentas sugestões de emendas. Como relator, Pedro Lupion decidirá se vai acatá-las ou não. Ele acredita que os debates na Comissão Mista permitirão afinar o texto e conter eventuais pressões de setores críticos a pontos da medida, como entidades do setor privado e cartoriais.

“Um dos pontos da MP, que trata do registro da cédula Imobiliária Rural, certamente, será alvo de questionamentos por parte dos cartórios, que querem manter consigo os registros”, destaca o deputado.

Modernização

Lupion disse que a intenção é manter o texto o mais próximo possível do que veio do Executivo, por beneficiar os produtores rurais. A iniciativa visa modernizar a legislação, inclusive ao permitir que o produtor não precise mais assinar de próprio punho a CPR, como previsto em decreto de 1964.

“Contamos com entidades como a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para defender os interesses de quem trabalha no campo e tanto precisa de crédito para aprimorar suas atividades”, afirma Lupion.

A Medida Provisória nº 897 vai passar pela comissão especial, formada por deputados e senadores. Aprovada no colegiado, ela seguirá para votação nos plenários da Câmara e do Senado, onde precisa ser votada até o dia 10 de março. Vencidas essas etapas, seguirá para sanção do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Prudentópolis
24º
Tempo limpo
Ponta Grossa
23º
Tempo limpo
Guarapuava
22º
Parcialmente nublado
Curitiba
23º
Tempo limpo
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o Falecimento do SR. João Novakoski aos 81 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento do Sr. João Grescyczyn. Ocorrido hoje, aos 89 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sra. Leci Fernandes Marins. Ocorrido hoje, aos 62 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ comunicam o falecimento da Sr. Januário Mazur. Ocorrido ontem, aos 48 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento do Jovem Idinei Ribeiro, aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Metodio Kuchla aos 68 anos.
  • Vendas do comércio varejista avançam 4% no Paraná no primeiro quadrimestre
  • Agepar promove consulta pública para convênios entre a entidade e municípios
  • O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler recebeu duas premiações em Brasília
  • Governo propõe criação de fundo para alavancar investimentos em infraestrutura
  • Campo da Secretaria do Esporte abrigará festival de rugby para crianças de escolas municipais
  • Governo envia à Assembleia projeto de lei para rede de atendimento de psicoativos