Paraná confirma 730 casos de dengue e os primeiros casos de Zika Vírus

23 de outubro de 2019 às 08:16

O boletim epidemiológico sobre Dengue, Chikungunya e Zika divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra os primeiros casos de Zika Vírus no estado. São 3 casos, registrados em Foz do Iguaçu. Todos são autóctones, o que significa que a doença foi contraída na cidade de residência.

Os casos aconteceram no mês passado. A confirmação saiu agora, depois de análises laboratoriais. As pessoas foram medicadas e passam bem.

O Zika é um arbovírus transmitido pela picada do “Aedes Aegypti”, o mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya.

Na maioria dos casos a infecção por Zika Vírus acontece de forma branda, com sintoma febril que permanece entre três a sete dias. Mas, no caso de infecção em gestantes, a transmissão do vírus para o feto pode desenvolver complicações neurológicas e uma das principais é a microcefalia, com lesões cerebrais irreversíveis e deformação dos ossos da cabeça do bebê.

“O Governo do Estado vem capacitando profissionais para o manejo clínico da dengue, chikungunya e zika junto às 22 Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, nosso objetivo é que o diagnóstico e o tratamento sejam seguros e eficientes. Mas, é preciso a colaboração de todos os paranaenses na adoção de medidas preventivas de combate ao “Aedes aegypti”; precisamos eliminar os criadouros que se formam nos recipientes que acumulam água parada nos quintais, empresas e terrenos vazios”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O informe semanal da SESA totaliza ainda 730 casos confirmados de dengue no estado, do final de julho até agora. O aumento em relação à semana anterior é de 7%, com 48 casos a mais.

As três arboviroses – dengue, chikungunya e zika – se manisfestam com  febre, dores do corpo e nas juntas e dor de cabeça. O que difere é a intensidade dos sintomas.

Prevenção – O período de maior transmissão no Paraná começa agora, a partir da primavera, e intensifica no verão. Dias quentes e úmidos favorecem a proliferação.

“Recomendamos à população uma vistoria nos quintais e a retirada dos  recipientes que possam acumular água parada, como os pratos de vasos de planta, garrafas, pneus, sucatas e lixo, entre outros. Esta medida preventiva vale para o ano inteiro; são muitas pessoas infectadas e isso não precisava estar acontecendo, pois o cuidado principal vem da conscientização. O cuidado com o nosso quintal e nossa casa é fundamental neste combate ao “Aedes aegypti” e deve ser feito diariamente”, complementa a coordenadora da Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

 

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Tempo nublado
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
13º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril
  • Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa
  • Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos
  • Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos
  • Universidades estaduais do Paraná têm 8.383 vagas disponíveis para novos alunos