Saúde confirma 74 novos casos de sarampo nesta semana

24 de outubro de 2019 às 16:12

O Boletim Epidemiológico do Sarampo divulgado nesta quinta-feira (24) pela Secretaria da Saúde do Paraná destaca 231 casos confirmados da doença no estado; 74 a mais que na semana anterior. São 707 notificações para o sarampo, com 139 casos já descartados e 337 em investigação.

“É uma situação de alerta e intensificamos a importância da vacina, pois o sarampo pode ser evitado com a imunização. A vacina tríplice viral é altamente eficaz e segura, protege todas as faixas etárias e está disponível em todas as unidades de saúde. Reforçamos que vacinar é um ato de prevenção, proteção e que salva vidas”, afirma o secretário de estado da Saúde, Beto Preto.

Cadeias de Transmissão – Dos 231 casos confirmados no estado, 27 apresentam como a provável fonte de infecção o Estado de São Paulo. Outros 4 casos indicam que,  possivelmente, a contaminação foi em Santa Catarina; 25 apontam cadeias de transmissão distintas, em festas e estabelecimentos comerciais de grande aglomeração e, 175 casos não mostram vínculo definido.

A Região Metropolitana soma 223 casos; 173 foram registrados em Curitiba; 15 em Colombo; 9 em São José dos Pinhais; 7 em Campo Largo; 6 em Pinhais; 4 em Piraquara; 3 em Almirante Tamandaré; 2 em Campina Grande do Sul; 2 em Campo do Tenente; 1 em Fazenda Rio Grande e 1 em Rio Branco do Sul.

No interior, os municípios que registram casos confirmados são: Ponta Grossa (1), Maringá (2); Londrina (3); Rolândia (1) e Jacarezinho (1).

Sarampo – Transmitido por secreções respiratórias, o sarampo é altamente contagioso. Se um doente espirra ou tosse, o vírus permanece vivo no ar por cerca de duas horas. Um doente pode infectar mais de 12 pessoas.

O período de incubação do vírus varia de oito a doze dias e a transmissão inicia-se antes do aparecimento da doença, permanecendo até o quarto dia após o aparecimento das manchas vermelhas, que são os exantemas.

O vírus reduz a eficácia do sistema imunológico e deixa o organismo fragilizado e suscetível à outras infecções.

“As crianças e os adultos jovens são as faixas etárias mais vulneráveis ao sarampo. Por isso estamos realizando junto com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, intensificando a imunização destes dois públicos. Para as crianças, a vacinação começou no dia 7 de outubro e segue até amanhã (25), com o objetivo de ampliar a vacinação em crianças de seis meses e menores de cinco anos. Na segunda etapa da campanha, de 18 a 30 de novembro, vamos  vacinar prioritariamente adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos. Dos 231 casos confirmados no Paraná, 211 atingem o público entre 10 e 39 anos.”, informa a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

 

A SESA informa ainda que, simultaneamente à campanha, a vacinação segue como rotina nas unidades, que segue realizando ações de bloqueio vacinal diante das notificações de casos da doença.

 

Toda a população, com idade entre 01 a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e, de 30 a 49 anos, uma dose. Neste período de contaminação o Programa Nacional de Imunização também disponibiza a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, que é a chamada “Dose Zero”.

 

“Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas quanto a imunização devem procurar um posto de vacinação, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde da SESA, Acácia Nasr.

 

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Parcialmente nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural