Polícia Ambiental realiza operação de combate ao desmatamento em Prudentópolis e outros municípios

28 de outubro de 2019 às 16:33

Na semana de 21 a 26 de outubro de 2019, a 4ª Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde realizou a terceira edição da Operação Simbiose, para dar atendimento às principais denúncias de crimes ambientais cometidos na sua subárea de atuação, em especial aqueles praticados contra a flora brasileira.

A Operação contou com um efetivo de 115 policiais militares aplicados durante os seis dias, com atuação nos Municípios do Pinhão, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Castro, Rebouças, Imbituva, Reserva, Jaguariaíva, Ortigueira, Cruz Machado, Paulo Frontin e Mallet.

Foram percorridos 6.109 km no patrulhamento motorizado, abordadas 232 pessoas, vistoriadas 90 propriedades rurais, com embargo de 11 destas propriedades em razão da constatação dos crimes ambientais, vistoriando ainda 20 automóveis, 8 caminhões, 7 motos e 2 maquinários agrícolas.

Durante os seis dias de Operação, foram autuadas 19 (dezenove) pessoas, ocorrendo 4 encaminhamentos à Delegacia de Polícia Civil.

As autuações foram: 5 por crimes em área de preservação permanente; 6 por crimes em vegetação primária ou secundária, em estado avançado eu média de mata atlântica; 3 por cortar ou transformar em carvão madeira de lei; 4 por transporte de produto de origem vegetal sem licença; e 2 por impedir ou dificultar regeneração de floresta.

Foram constatados 12,61ha de área desmatada, com apreensão de 67,115m3 de madeira em tora, 244m3 de madeira em lenha, e 12,753m3 de madeira beneficiada. Os valores das autuações lavradas até o momento já ultrapassam R$ 500.000,00, valor que pode aumentar após o encerrados os atendimentos que ainda estão em andamento.

De acordo com o Cap. Fabiano Gevert, Comandante da 4ª Companhia, “desenvolvemos esta Operação devido ao grande número de denúncias relativas a crimes ambientes cometidos contra a flora brasileira.

Faz parte da nossa missão essa fiscalização, e deixamos à população a orientação de que, antes de qualquer modificação na vegetação de sua propriedade, procure orientação técnica, para não vir a sofrer sanções.”

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
16º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis