Sicredi reúne quase 600 mulheres em evento do Outubro Rosa

31 de outubro de 2019 às 09:59

Desde 2013 a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ abraça o movimento de prevenção do câncer de mama e desde então já realizou sete edições do Outubro Rosa Sicredi. Neste ano, o evento  aconteceu no dia 24 de outubro, em Prudentópolis (PR), reunindo quase 600 mulheres de 18 municípios da região.

O encontro tem o intuito de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, aproximadamente 60 mil brasileiras são diagnosticadas todos os anos com o tumor maligno. Uma estatística alarmante, pois uma em cada 10 mulheres pode desenvolver a doença. Contudo, a qualidade de vida e redução do estresse são fatores importantes para a prevenção dessa e de diversas outras doenças. Com isso, um dos grandes objetivos do encontro foi falar sobre a saúde física e emocional.

Para abordar esses assuntos foram convidados o Dr. Jairo Bouer, médico psiquiatra e educador, que falou sobre as emoções e a importância de ter um estilo de vida saudável, que garanta a cada mulher um espaço pessoal na rotina. Em seguida, o professor e doutor Clóvis de Barros Filho discursou sobre a vida que vale a pena ser vivida.

As advogadas da Ordem dos Advogados de Irati (PR) também participaram do evento, abordando temas como os tipos de violência contra a mulher, seus direitos e como buscar ajuda.

A primeira conselheira mulher da cooperativa, Sônia Raifur Kos, fez um discurso sobre a importância das mulheres buscarem seu espaço na sociedade e ocupar cargos de liderança.

Em um momento comovente, a associada Suzete Maria Viel, de Rebouças (PR), descreveu como tem sido sua luta contra o câncer de mama. Há um ano, ela havia participado do mesmo evento e já havia sentido um nódulo em seu seio, porém, foi a partir daquele momento que ela buscou ajuda e hoje está vencendo essa batalha. “Os exames médicos são importantes, mas jamais deixem de fazer o autoexame. Mulheres, vocês conhecem o corpo de vocês, então se perceberem algo diferente, investiguem”, alertou Suzete.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
14º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
14º
Tempo limpo
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural