Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Governador promove o Estado no Paraná Day da Espanha

20 de novembro de 2019 às 18:34
Apresentação a empresários, diplomatas e investidores espanhóis teve como foco a qualidade da agropecuária, segurança energética e investimentos planejados para a próxima década em infraestrutura e turismo.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta quarta-feira (20) a empresários, diplomatas e investidores espanhóis os principais potenciais do Estado e as oportunidades de negócio em diversas áreas. A exposição ocorreu durante o Paraná Day realizado em Madri, que contou com apoio do Centro de Comércio Brasil-Espanha e do Banco Santander. Foi o segundo Paraná Day internacional – o primeiro foi em Nova York (EUA), em julho.

A apresentação do governador destacou a qualidade da produção agropecuária paranaense, o cenário logístico, o bom relacionamento com o governo federal, a retomada da economia estadual, o cenário energético positivo da Copel, Itaipu e empresas que operam com biogás, e os investimentos planejados para a próxima década em infraestrutura e turismo.

Ratinho Junior disse que o objetivo do encontro foi estreitar a ligação entre o Paraná e a Espanha, mas também aproximar o Estado da comunidade europeia. “Brasil e Espanha têm grande ligação histórica e a ideia é estreitar e fortalecer ainda mais esses laços comerciais e tecnológicos. Pretendemos estabelecer essa reciprocidade comercial também com a União Europeia”, afirmou o governador. “A produção industrial estadual tem crescido, lançamos programas para desburocratizar a relação com as empresas e aceleramos a máquina pública. O modelo é reconhecido nacionalmente e queremos mostrar esse salto para o mundo”.

Na exposição, o governador citou que o Paraná tem uma das maiores economias do País e é um Estado dinâmico, organizado e bem localizado, com acesso privilegiado aos principais centros consumidores do Cone Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

Ele também enfatizou que o Paraná estabeleceu diversas pontes com o governo federal para a autonomia administrativa do Porto de Paranaguá, concessões rodoviárias com a inclusão de trechos estaduais no novo Anel de Integração e franquia de quatro aeroportos à iniciativa privada.

Ratinho Junior ainda citou o aumento de mais de 30% no número de voos em decorrência da redução da alíquota de ICMS do querosene da aviação civil e as novas conexões aéreas regionais; a cobertura estratégica da Sanepar e da Copel em todas as cidades do Estado, com foco em desenvolvimento econômico e social; o crescimento na movimentação de contêineres para a exportação no Porto de Paranaguá em 2019; e a nova legislação de parcerias público-privadas para atrair investidores para a segurança pública e a administração de hospitais regionais.

BALANÇA COMERCIAL – A balança comercial de 2018 entre Brasil e Espanha apontou superavit e atingiu pico mais alto da série histórica dos últimos dez anos: as exportações somaram US$ 5,13 bilhões, principalmente em petróleo, soja, milho e minérios concentrados, e as importações atingiram US$ 2,94 bilhões, principalmente de naftas (usadas na indústria petroquímica), produtos manufaturados e medicamentos.

EMPRESAS – Além da apresentação, o governador e a equipe de Governo se reuniram com empresas de diversos ramos, como a Telefônica (telefonia), Ferrovial (infraestrutura e serviços), Aena (operadora de aeroportos), Globalia (turismo), Sacyr (infraestrutura), entre outras.

COMITIVA – Participaram do Paraná Day na Espanha o Chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; e o presidente da Compagás, Rafael Lamastra.

EVENTO – O Paraná Day Madri encerrou o ciclo deste ano de apresentações a empresários e investidores. Eventos similares foram promovidos em Curitiba, Brasília e Nova York (Estados Unidos). Os encontros foram pensados para apresentar os potenciais do Estado e de suas empresas públicas e autarquias.

Box
Agenda na Espanha inclui visita à Smart City Expo Barcelona

A agenda na Espanha termina nesta quinta-feira (21) com a visita ao Smart City Expo Barcelona, exposição e congresso mundial que discute mobilidade, inovação governamental, desenvolvimento urbano, transformação digital, inclusão e cidades compartilhadas. São esperados cerca de 25 mil visitantes, com a participação de representantes de 700 cidades de 140 países.

A passagem da comitiva paranaense pela Europa incluiu ainda uma visita na Estação de Carga de GNV localizada na Empresa Municipal de Transporte (EMT), em Madri, em programação organizada pela empresa Naturgy, e na central de regaseificação do Porto de Segunto (Saggas), em Valência – esse complexo integra o grupo ACS, um dos maiores conglomerados do setor de construção e concessões.