Governo do Estado repassa R$ 1 milhão a entidades sociais

20 de novembro de 2019 às 08:57

O Governo do Estado repassou nesta terça-feira (19) R$ 1 milhão para 15 entidades sociais, de diversas regiões do Paraná, que atendem crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Os convênios foram assinados pelo governador em exercício Darci Piana em solenidade no Palácio Iguaçu.

Os recursos são oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), dentro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e pode ser usado pelas organizações da sociedade civil na aquisição de equipamentos, veículos, mobiliário e pagamento de insumos.

“São instituições da maior relevância, que realmente precisam da ajuda do Governo. E o papel do Estado é cuidar das pessoas, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou Piana. “Nosso compromisso está em fazer o possível e o impossível para amenizar dificuldades”, acrescentou.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reforçou que o atendimento a entidades de assistência social é uma prioridade do Governo. “O pedido é para priorizar crianças, idosos e pessoas com deficiência, por isso esses recursos são importantes. Vão ajudar a fazer com que as pessoas se desenvolvam com igualdade”, destacou.

FUNDO ESTADUAL – Felipe Braga Côrtes, diretor do Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência e de Políticas Públicas para Acessibilidade da Secretaria, explicou que o Governo do Estado pretende ampliar o atendimento a pessoas com deficiência a partir de 2020.

A intenção, disse ele, é encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para a criação do Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência. A medida irá respaldar aqueles com idade entre 18 e 60 anos, que atualmente ficam de fora dos recursos destinados ao Fundo Estadual da Infância e Adolescência e também ao Fundo do Idoso.

“Esse fundo estadual é quem vai gerir os próximos projetos, acabando com qualquer tipo de lacuna existente”, disse.

ENTIDADES – Tereza de Jesus Pereira é responsável pela Apae de Cruzeiro do Oeste, na Região Noroeste. A entidade atende 100 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, de 0 a 73 anos. Segundo ela, o recurso vai ser investido na aquisição de material pedagógico, melhorando a qualidade do ensino ofertado. “O Estado está olhando com atenção e carinho para essas pessoas com deficiência”, afirmou.

Já Luiz Ferreira Sobrinho, da Apae de São João da Boa Vista, no Norte Pioneiro, planeja aplicar a verba na compra de equipamentos. “Estava buscando esse convênio desde 2017. Esse dinheiro vai ajudar e muito a melhorar o atendimento das crianças”, disse. A entidade dirigida por ele tem matriculadas atualmente 57 pessoas, de 0 a 60 anos.

Presidente da Apae de Altamira do Paraná, cidade com aproximadamente 2 mil habitantes na Região Central, Elismari Teresinha Carvalho demonstrou satisfação pelo fato de o governo se aproximar também dos pequenos municípios. “Somos uma entidade pequena de um município pequeno que quase não tem recurso. Fico feliz pela atenção do Estado”, ressaltou. A entidade que ela comanda atende 43 alunos, de 6 a 40 anos.

 

BOX

 

Veja quais entidades e cidades serão beneficiadas com a verba liberada pelo Governo do Estado:

 

Gerar – Geração de Renda e Apoio e Desenvolvimento Regional (Curitiba)

Associação de Apoio, Atendimento e Assessoramento à Comunidade Surda Geny de Jesus S. Ribas (Ponta Grossa)

Lar do Menor Siqueirense (Siqueira Campos)

Instituto Duque de Caxias – Esperança Cidade dos Meninos (Ponta Grossa)

Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Curitiba)

Instituto Duque de Caxias

APAE Cruzeiro do Oeste

APAE de Atalaia

APAE de São José da Boa Vista

APAE Maringá

APAE de Altamira do Paraná

APAE de Nova Esperança do Sudoeste

APAE Jataizinho

APAE de Nova América da Colina

APAE Siqueira Campos.

 

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
19º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Tempo limpo
Curitiba
20º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Parcialmente nublado
União da Vitória
22º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias
  • Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas