Festa do Pêssego de Irati será nos dias 29, 30/11 e 01/12

27 de novembro de 2019 às 08:25

A Festa do Pêssego 2019 de Irati (150 Km de Curitiba) já está com todos preparativos encaminhados para ser o grande evento regional de final de ano. Os melhores frutos, refeições com o delicioso borrego no rolete – que é o prato típico do município – a Feira de Sabores e o Salão de Negócios compõem uma grande programação que acontecerá neste final de semana, dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha.

Como é de costume, a promoção irá contar com atrativos para todos os gostos, praça de alimentação, esporte e lazer, além de atrações e shows nacionais distribuídos de sexta a domingo, naquele que é o cartão postal da cidade.

Durante os três dias da festa haverá parque de diversões, e o tradicional passeio de trenzinho pelo Parque Aquático. O passeio de trem é gratuito, mas não irá acontecer em horários de pico de movimento de pessoas durante a festa, por medida de segurança. Como novidade, este ano, haverá uma mostra de ovinos, organizada por criadores da região, e também alguns pôneis.

A missa da festa, que seria realizada no domingo, foi antecipada para sábado (30) às 18h na Paróquia Perpétuo Socorro. Este ano não haverá pesca esportiva e nem torneio.

O Provopar Municipal é a instituição responsável pela organização da 41ª Festa do Pêssego.

Pêssego está garantido

Fatores climáticos foram determinantes para que a produção de pêssego deste ano sofresse alguma quebra em relação à de 2018. Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati e encarregado pela assistência técnica local em fruticultura, Antônio Sidnei Martins, se naquele ano a safra chegou a 230 toneladas, para 2019 a estimativa deve atingir 180 toneladas”.

As adversidades envolveram períodos de seca, fortes geadas, e até mesmo o granizo de agosto que atingiu alguns pomares da região de Rio Corrente e imediações da área urbana. “A variedade Chimarrita foi a que mais sofreu, pois pegou a geada que matou parte dos frutos em desenvolvimento, e acabou também sendo atingida pelo granizo na metade do ano”, complementou Martins.

Entretanto, a oferta para a Festa do Pêssego 2019 está garantida (entre a 10 e 12 toneladas), e a qualidade dos frutos não foi prejudicada. Como em 2018, este ano serão 15 fruticultores expondo na festa, e comercializando o pêssego nas variedades Chimarrita, Coral, Charme, Ouro e Fascínio. “A variedade Fascínio, inserida no ano passado, terá mais oferta em 2019, em razão de que os pomares já estão mais desenvolvidos. É um fruto maior, com mais polpa e caroço pequeno”, explica o técnico municipal.

O morango também terá mais um produtor expondo este ano, e também estão confirmadas boas produções de ameixa nas variedades Irati e Fortune para a festa.

O município de Irati atualmente tem área de cultivo de pêssego de 30 hectares e 27 produtores dedicados à atividade.

Borrego: jantar de sexta e almoços de sábado e domingo

O jantar de sexta-feira (29/11) e os almoços de sábado (30/11) e domingo (01/12) terão como prato principal o delicioso borrego no rolete. Serão preparados cerca de 40 borregos e servidas aproximadamente 1.000 refeições durante os três dias da festa.

Em restaurante especialmente montado na área central do Parque Aquático, o prato típico de Irati será servido tendo como acompanhamentos galeto, saladas diversas, farofa, maionese, arroz branco e à grega, além de molhos de hortelã e vinagrete.

O cartão individual custa R$ 35 para adultos e R$ 20 para crianças entre sete e 11 anos. Os telefones para contatos são 99104 6621 e 3132 6125.

Salão de Negócios esgota espaços

A Festa do Pêssego 2019 esgotou todos os espaços para expositores, dentro do Salão de Negócios. A promoção é do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, Asfrutir, SEAB e Emater, e tem como patrocinadores Sanepar, Cresol, Frigorifico Thoms, Caminhos do Paraná e Gás e Água Santa Clara.

Na área interna do Pavilhão João Wasilewski foram ofertados 35 estandes de tamanho 3×3 metros, além de vários espaços que estavam disponíveis na parte externa.

Estarão expondo ao ar livre, na parte externa, as empresas Afubra, Anthology, BDD Montagens Industriais, Carneiro Máquinas e Equipamentos, Cresol, Gasparelo Máquinas Ltda, Marcos José Corretor de Imóveis, Mega Motos, Orquidário do Rubinho, Pipoca Estouro, Pneu Forte, Pormade Portas, Provopar e Salão Móvel Família Hair.

Nos espaços internos do pavilhão estarão expondo Amakparis/ Dulces, American Fisio, AZ Artigos Religiosos, Bebe Realeza, Bendita’s Kasut Sapatilhas, Biscoito Kerber, Brinquedos e Eletrônicos, Cabana de Palha, Consórcios Servopa, Cozinha Maluca, D Magia, Drika Muller Fotografias, EB Exclusiva, Elétrica Thoms, Fox Fotografias, Frutas Exóticas, Loja JP Custom, Mascavo, Paulinho Loja, Praias Tur Pousadas, RDF Clinica, Rede Sul Hospedagens, Sicredi, Sofii Presentes, Uninter, Utensílios de Cozinha, Vale Sonhare e Wisard.

Os telefones para informações são 99104 6621 e 3132 6125.

Feira de Sabores terá 14 expositores

Estão confirmados 14 participantes da Feira de Sabores 2019, dentro da 41ª Festa do Pêssego, com produtos essencialmente originários de agricultores familiares.

Grande variedade de doces, geleias, conservas, biscoitos, bolachas, sucos, cachaça, artesanato e vinhos, entre outros, poderão ser apreciados e adquiridos pelos visitantes.

Além de Irati, estarão representados os municípios de Fernandes Pinheiro, Bituruna, Rio Azul, Mallet e Guamiranga. A Feira de Sabores funcionará na sexta (29), das 18h às 22h, sábado (30), das 9h às 22h e domingo (02), das 9h às 20h.

Emater e SEAB são as entidades responsáveis pela feira.

Atrações e shows

Sexta, dia 29/11

20h – Radio Radar

Criada em 2005 pelos músicos iratienses Diego Gutierrez, Vitor Martim e Daniel Trevisan, o grupo Radio Radar teve seu lançamento oficial ao público em 2007, através do programa GPP de Pop/Rock, do SBT.

Desde então a banda tem sido sinônimo de sucesso entre público e crítica, colecionando inúmeras conquistas no cenário musical brasileiro.

Consagrada nacionalmente após ter sido destaque no programa Superstar da Rede Globo, em 2015, hoje o grupo formado por Vitor Martim (voz e violão), Diego Gutierrez (guitarra), Kleber Mattos (baixo) e Thiago Viante (bateria), realiza shows por várias cidades e estados brasileiros, apresentando ao público o melhor do pop/rock nacional e internacional.

Esse show da 41ª Festa do Pêssego, estreia uma série de apresentações que acontecerão entre novembro de 2019 e dezembro de 2020, dentro da turnê especial AMCESPAR.  Esta turnê, idealizada por Vitor Martim em parceria com o prefeito Jorge Derbli e Vanderlei Kava, tem por finalidade levar a banda Radio Radar aos 10 municípios da região, valorizando e fomentando nossa cultura local.

Toda a renda arrecada com a turnê irá auxiliar o grupo no seu próximo grande passo, programado para 2020.

Sábado, dia 30/11

21h – Edson e Hudson

O circo foi a base na carreira de Huelinton e Udson, nascidos respectivamente em São José do Rio Pardo e Cássia dos Coqueiros, interior de São Paulo, assistindo aos pais, artistas circenses, e onde iniciariam trajetória artística.

Adolescentes, foram morar sozinhos em São Paulo, onde passaram o período mais difícil. Pernoites da rodoviária eram costumeiras. Na cidade grande, eles sobreviveram e chegaram a tocar no famoso Hilton Hotel.

Nos anos 90, os irmãos se inscreveram na disputa de calouros do “‘Programa do Bolinha”, mas não houve vaga. Tentaram inscrição no

programa Raul Gil, e chegaram à grande final como vencedores, quando passaram a integrar a banda do programa. Gravaram um LP pela RGE.

Em 1997, acompanhados por Raulzinho, primeiro empresário, foram para os EUA, em Nashville, no Tennessee, estudar música e fazer uma imersão na cultura country. De volta ao Brasil, prepararam o novo álbum que saiu pela Sony Music, já com os hits ‘Festa Louca’ e ‘Te Quero Pra Mim’. Este registro foi o responsável por abrir muitas portas em São Paulo.

No terceiro álbum, ‘No Limite da Saudade’, provaram o gosto do sucesso com a música ‘Deixa Eu Te Amar’, e confirmaram que além de cantores, também eram compositores.

Foi em 2001 que Edson & Hudson explodiram com o álbum ‘Acústico Edson & Hudson’ e a canção ‘Azul’.

Com 36 anos de carreira, sendo 20 dedicados à indústria fonográfica, somam 21 registros em CD, 6 em DVD e mais de 12 milhões de cópias vendidas, além de dezenas de premiações musicais e indicações ao Grammy, cerca de 6 mil shows realizados – com público estimado em 45 milhões de pessoas, mais de 500 músicas gravadas e dezenas de canções que se transformaram em hit.

Edson & Hudson fazem parte da grade das principais festas, casas e eventos do país, levando um show eletrizante, colecionando recordes e mais recordes de público por onde passam.

Ao longo de uma trajetória marcada pela busca incessante pelo sucesso, trazem na bagagem inúmeros discos de ouro e platina, milhões de visualizações no Youtube e dezenas de músicas que o Brasil consagrou.

Domingo, 01/12 (Minha Cidade é Massa)

O domingo da Festa do Pêssego 2019 irá reunir diversas atrações que irão se apresentar no palco principal do Parque Aquático, dentro da programação “Minha Cidade é Massa”, a partir as 14h.

Estão confirmados DJ Luan Marques, Kelvin e Kauan, Danimar, Fábio Mahan, Gilberto e Gilmar e, fechando a programação, o cantor Loubet.

A programação e a ordem das apresentações serão conduzidas pelo elenco da Rede Massa de Televisão, entre eles os apresentadores Daniel Petroski, Jocelito e Pikeno, Pri Koteski e Josy Tibério.

18h – Gilberto e Gilmar

Os irmãos Gilberto e Gilmar são de Rinópolis, interior de São Paulo. Ainda crianças conseguiram o 1º lugar em concurso promovido pela Rádio Clube de Santo André e participaram, como calouros, do programa de Silvio Santos, em 1969, na TV Paulista.

Fizeram parte da gravação do disco “26 anos de Glória” de Tonico & Tinoco, e também assumiram, em filme, o papel da dupla quando criança. Nos anos 70, fizeram apresentações em circos cantando e apresentando dramas.

Em 1981, gravaram o disco “Assino com X”, sucesso em todo o Brasil, recebendo o primeiro disco de ouro. Hoje, a dupla já lançou seu 38º álbum e o 3º DVD. Receberam 4 discos de platina e 5 discos de ouro.

Entre seus maiores sucessos estão Assino com X; Música da Saudade, Só mais uma vez, Nóis Não Vive Sem Muié, Quebrando Tudo, Capa de Revista, Luz do Amanhecer, e outras.

19h – Loubet

Nascido em Bela Vista, interior de Mato Grosso do Sul, deu início a composições próprias no ano de 2005, aos dezesseis anos de idade, relacionadas à vida do campo e à fazenda na qual trabalhava.

Com o primeiro violão como presente, começou a apresentar-se em bares da cidade natal e arredores, no mesmo período em que conciliava o tempo como domador de cavalos e vendedor.

A primeira composição, “Abelhas”, foi gravada pela dupla Conrado & Aleksandro em 2010. Carreira solo, em Campo Grande (2012), criou com o amigo Badeco a empresa Abelhas Produções Artísticas. No mesmo ano realizou o primeiro show e gravou o primeiro CD.

A gravação do DVD “Ao Vivo em Campo Grande”, em 2013, teve público aproximado de vinte mil pessoas, e rendeu quatro singles, com destaque para “Tá Rodada”, participação de Conrado & Aleksandro, e “Mil Anos”, colaboração da cantora Laís.

Em 2015, em contrato com FS Produções Artísticas, lançou o primeiro videoclipe oficial, intitulado “Made in Roça”, que recebeu mais de sessenta milhões de visualizações no YouTube. Neste ano ainda, grava seu segundo CD.

Em 2017, lançou o EP Ensaio, contendo quatro canções inéditas, e gravou seu novo DVD, com participações das duplas Bruninho & Davi, Jads & Jadson e Henrique & Diego. Em 2019, lança o EP “Singular”.

Até o momento teve cinco CDs e quatro DVDs lançados.
2º Festival Society Premier Festa do Pêssego será dia 30

Durante a 41ª Festa do Pêssego também haverá a parte esportiva, com a realização do 2º Festival Society Premier, no sábado, dia 30, a partir das 8h, na Arena Sintética do Parque Aquático.

As fichas de inscrição podem ser retiradas na Secretaria de Esporte e Lazer de Irati, localizada no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, o “Batatão”, na Rua da Liberdade, 852, até o dia 27 de novembro.

Estão disponíveis as categorias:

Categorias Sub 07 – Nascidos nos anos 2012 – 2013 e anos posteriores

Categorias Sub 09 – Nascidos nos anos 2010 – 2011

Categorias Sub 11 – Nascidos nos anos 2008 – 2009

Categorias Sub 13 – Nascidos nos anos 2006 – 2007

No ano passado, a primeira edição da competição teve, no total, 216 atletas de 18 equipes que se inscreveram para participar, com 29 jogos realizados durante o dia.

  • Informações pelo telefone 3907 3168.

SECOM IRATI 

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Prefeitura de Irati – Paraná

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
17º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias
  • Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas
  • Estado aumenta mapeamento nutricional da população e divulga hábitos alimentares
  • Equipe do IAT resgata filhote de coruja-buraqueira em Pitanga
  • Paraná Recupera já beneficiou mais de 3.000 empresas; prazos encerram a partir deste mês
  • Paraná vai sediar pela primeira vez evento nacional sobre Unidades de Conservação