Câmara de Araucária aprova aumento em mais de 60% no salário dos vereadores

4 de dezembro de 2019 às 13:22

A Câmara Municipal de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei que aumenta em mais de 60% o salário dos vereadores a partir de 2021. Com a decisão, o subsídio pago subirá de R$ 5,9 mil para R$ 9.584,45.

O vereador Fábio Alceu, que deu voto favorável ao aumento, explicou que a decisão se deu pelo fato de os vereadores não terem um reajuste de salário desde 2012. “A grande justificativa do projeto é o fato de que desde de 2012 não tivemos reajuste no salário dos vereadores. O nosso salário aqui em Araucária é um subsídio, então a cada final de mandato é aprovado um valor fixo para os próximos 4 anos”, disse Alceu.

A aprovação do projeto de lei ainda depende de uma segunda votação no plenário da Câmara. “Ainda é uma proposta, não se tornou uma lei. O projeto passou apenas pela primeira votação e ainda é necessário toda uma análise para ele entrar na pauta da próxima sessão e aí sim ser votado para uma aprovação definitiva”, afirmou o vereador.

O único vereador contrário ao aumento do salário, Aparecido da Reciclagem, considera o projeto um absurdo e justifica sua posição pelo seu histórico como catador de papelão, além dos baixos salários da população. “É um absurdo isso aí. Antes de ser vereador, eu era catador de papelão nas ruas e passava o mês com cerca de 500, 600 reais. Quantas pessoas não passam fome ou trabalham em empresas aqui ganhando 1200 reais. Por isso sou contra esse aumento e estou satisfeito com meu salário”, defendeu Aparecido.

Um vereador estava ausente da sessão plenária, enquanto outros nove votaram a favor do aumento e apenas um voto foi contra a aprovação do projeto.

FONTE BANDA B

Prudentópolis
16º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
17º
Parcialmente nublado
Guarapuava
15º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet