Copel dá dicas para evitar acidentes com a decoração de Natal

6 de dezembro de 2019 às 13:32

Dezembro é a época mais iluminada do ano, pois com a proximidade das festas de final de ano a decoração de Natal invade residências, empresas e, principalmente, o comércio em geral. Toda essa beleza que encanta crianças e adultos requer atenção especial à ligação elétrica de elementos de decoração. Ao instalar ou manusear os enfeites, é preciso ter cuidado para evitar choque elétrico e curtos-circuitos.

A principal recomendação é para o momento da compra dos enfeites, que devem possuir certificação do Inmetro. É preciso verificar a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes.

Importante também observar que há cordões de luz especialmente produzidos para uso externo, com maior resistência à ação da luz solar e de chuvas, assim como outros que podem ser utilizados na área interna da casa.

“Outra questão de atenção é garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga”, alerta Alessandro Maffei da Rosa, gerente da Segurança do Trabalho da Copel.

INSTALAÇÃO – Uma vez observadas as orientações anteriores, chega a hora da instalação dos enfeites, mantendo uma distância segura da rede elétrica para evitar o choque por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas.

Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. E todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos.

É importante evitar ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois pode haver sobrecarga e até incêndios que geralmente têm origem no curto circuito ou no superaquecimento dos circuitos elétricos.

“Não se deve deixar que crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas. E sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada”, lembra o gerente de segurança da Copel.

 

Prudentópolis
26º
Tempo limpo
Ponta Grossa
23º
Tempo limpo
Guarapuava
24º
Tempo limpo
Curitiba
22º
Parcialmente nublado
Londrina
24º
Tempo nublado
União da Vitória
25º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril
  • Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa
  • Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos
  • Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos
  • Universidades estaduais do Paraná têm 8.383 vagas disponíveis para novos alunos