Política integral de saúde na atenção ao envelhecimento será levada para todo o Estado

10 de janeiro de 2020 às 08:37

O envelhecimento populacional é um fenômeno global, e essa realidade demográfica traz inúmeros desafios para a elaboração de políticas públicas no país. Pensando nisso, o Governo do Paraná, por meio da Secretária de Estado da Saúde, vem elaborando uma política intersetorial para que seja possível promover um envelhecimento com maior qualidade no Estado.

Para intensificar o projeto de atenção à saúde do idoso, de forma transversal, envolvendo todas as áreas e redes de cuidado da Sesa, de forma multidisciplinar, o Paraná abriu a discussão ainda no ano passado com o I Seminário Envelhecer com Saúde.

Mais de 200 profissionais estiveram no evento, que traçou especialmente as futuras diretrizes para ampliar os serviços e romper alguns paradigmas na temática do envelhecimento.

“Seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, o Paraná está saindo na frente e criando condições para promover a saúde integral a essa população que vem crescendo de forma expressiva em todo o mundo. Precisamos de uma política efetiva e permanente de assistência e atenção ao envelhecimento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em 2019, o número de idosos no mundo era de 703 milhões. A expectativa é que em 2050, uma a cada seis pessoas tenha mais de 65 anos. O sul é a região com a população mais envelhecida e o Paraná é o Estado com a quinta maior população idosa do país, com um contingente de 1,7 milhão de pessoas, o que corresponde a 15% da população geral.

Pioneirismo – No Paraná, o projeto-piloto de atenção ao idoso, que iniciou no segundo semestre do ano passado, coordenado pela Sesa e com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais de Saúde (Conass), em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, foi implantado em Irati. O PlanificaSus prevê a integração das ações da atenção primária e atenção especializada e envolve os nove municípios da região.

Nesta quinta-feira (9), o consultor técnico Edgar Nunes de Moraes, do Conass, esteve na Secretaria de Estado da Saúde para alinhar as futuras  ações e a necessidade de implementação de uma política intersetorial de promoção ao envelhecimento saudável a partir deste ano, expandindo a experiência para outras regiões do Estado.

“O envelhecimento está associado com uma série de mudanças e questões que afetam principalmente a saúde. Então, temos que estar preparados para oferecer a esses idosos um envelhecimento digno, um envelhecimento ativo”, destacou.

Ele enfatizou ainda que o Paraná precisa estar preparado para enfrentar as novas demandas deste público. “O nosso objetivo é fazer com que o Estado seja a vitrine brasileira em termos de envelhecimento ativo, de envelhecimento com dignidade. A reunião de hoje foi um marco muito importante na definição das estratégias. Foi a primeira vez que vi uma reunião intersetorial, coordenada pelo secretário Beto Preto, apontando objetivos e metas concretas”.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância à Saúde, Maria Goretti David Lopes, o Paraná vem trabalhando efetivamente no processo de construção de ações voltadas para o envelhecimento de forma integrada. “A saúde do idoso é um tema transversal na Sesa. Todos os profissionais de saúde devem estar envolvidos, seguindo a orientação do governo e o objetivo é capacitar todas as equipes do Estado e dos municípios, é cuidar do idoso de forma plena”.

 

Prudentópolis
23º
Tempo nublado
Ponta Grossa
24º
Chuvas esparsas
Guarapuava
19º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor João Groxko aos 73 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunica o falecimento do senhor Edeffonso Schuarts Cordeiro aos 67 anos de idade.
  • É com pesar que a funerária São João comunica o falecimento do sr. Miguel Sosenenko aos 84 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra. Maria Lucia do Prado aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Rafaela klosowski.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Nadir Lessi Stocki aos 55 anos de idade.
  • Grave Acidente na BR 373 Mobiliza Equipe de Resgate em Prudentópolis, PR
  • Governo do Paraná inicia pagamento do piso nacional da enfermagem
  • Com 46,3 milhões de toneladas, safra 22/23 do Paraná alcançou volume recorde
  • Tragédia na BR-277: Mãe morre atropelada após criança abrir porta de carro em Nova Laranjeiras
  • Campanha com empresa de ônibus promove atrações turísticas do Paraná
  • Locais de votação dos novos representantes do conselho tutelar. Veja a tabela.