Região das cachoeiras é cenário dos Jogos de Aventura e Natureza

1 de fevereiro de 2020 às 10:48

A primeira disputa dos Jogos de Aventura e Natureza em 2020 acontece na região das grandes cachoeiras de Prudentópolis, no centro-sul do Paraná, em Guarapuava e Turvo, na região central. Um dos destaques desta etapa será o Rope Jumping, modalidade de saltos de penhascos e arranha-céus, com corda não elástica, uma versão radical do bungee jumping.

A disputa será no Salto São Francisco, que fica na divisa de Prudentópolis com Guarapuava e Turvo e é considerado o maior do Sul do Brasil, com 196 metros de altura.

A abertura oficial desta etapa dos Jogos será neste sábado (01.02), em Guarapuava, no Parque do Lago, a partir das 14 horas. Haverá shows de bandas locais, voo cativo de balão e apresentações culturais. A solenidade com as autoridades será às 17h30. As competições seguem até 8 de fevereiro. As atividades, porém, começaram já na quinta-feira (30), com clínicas esportivas ofertadas à população.

INÉDITO – Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte. De formato inédito no Brasil, idealizados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, os Jogos foram criados em 2019 e misturam esporte e turismo com o objetivo de intensificar a sustentabilidade, divulgar as belezas naturais do Paraná movimentar a economia.

No primeiro ano, mais de 20 mil atletas participaram das competições, realizadas em 26 municípios de diversas regiões do Estado. Além disso, oficinas e cursos levaram esporte às comunidades e escolas locais atendendo mais de 90 mil pessoas.

MODALIDADES – Nesta primeira etapa de 2020, além do Rope Jumping, os Jogos de Aventura e Natureza envolvem diversas outras modalidades: vôlei de praia, corrida de orientação, corrida de aventura, parapente, mountain bike, futevôlei, corrida noturna, trail run, além da largada do Transparaná (corrida de jeep) e o Futebol das Estrelas.

Durante a semana, também serão disponibilizadas gratuitamente clínicas esportivas, de slackline e beach tennis, abertas à comunidade.

Para mais informações, acesse jogosaventuraenatureza.com

Confira as modalidades em cada um dos municípios
GUARAPUAVA

Parque do Lago – Slackline, beach tennis, vôlei de praia e corrida de orientação
Shopping Cidade dos Lagos – largada do Transparaná
Campo Sintético da Praça Tancredo Neves – Futebol das Estrelas
PRUDENTÓPOLIS
Salto São Francisco – Rope Jumping
Lago Municipal – slackline, beach tennis e corrida rústica
Praça da Vila Mariana – Futevôlei
Monumento Natural São João – Mountain bike
TURVO
CTG Rincão do Pinhal – slackline, beach tennis e trail run
Recanto Halma – parapente

Box
Cachoeiras gigantes encantam turistas no centro-sul do Estado

Conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, Prudentópolis, a 207 quilômetros de Curitiba, possui mais de 100 quedas d’água, que variam entre 80 a quase 200 metros de altura. Com mais de 50 mil habitantes, a cidade também se destaca pela presença da comunidade ucraniana (70% da população) e na produção de feijão-preto, mel e cracóvia – um tipo de salame feito de carne suína.

Os rios São João, dos Patos e Ivaí formam as mais de cem cachoeiras da cidade. Conheça alguns dos saltos:
Monumento Natural Salto São João
Fica em meio de uma floresta de araucárias bem preservada, tem 84 metros de altura e segue pelo Rio São João. É administrado pelo Instituto Água e Terra (antigo IAP), em parceria com a Prefeitura de Prudentópolis. O local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus, centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio.
Salto Sete
Fica em área particular administrada pela empresa Salto Sete Adventure Park. Sua queda possui 77 metros de altura e está inserido no Cânion do Rio dos Patos e formado por um pequeno rio afluente. É uma das mais recentes cachoeiras descobertas e exploradas turisticamente. No local existem várias trilhas, rios e cachoeiras próprias para banho, além de atividades radicais como o rapel. Oferece também infraestrutura para visitantes.
Salto São Sebastião / Salto Mlot
Os Saltos São Sebastião e Mlot estão um em frente ao outro, formando uma paisagem de beleza ímpar. As cachoeiras estão dentro de área particular da família Kapuchinski. Com pouco volume d’água, o Salto São Sebastião possui 126 metros e é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning. Na cabeceira do salto é possível visualizar o Salto Mlot, com 110 metros de altura e também com pouco volume de água. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio.
RPPN Ninho do Corvo
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Ninho do Corvo possui uma área de 10,55 hectares de preservação permanente. Existem 8 quedas d’água dentro da área sendo que algumas estão abertas à visitação pública e outras somente com visitas agendadas e guiadas.
Salto Barão do Rio Branco
Situado no Rio dos Patos, é um dos saltos mais procurados para visitação. Com 64 metros de altura e significativo volume d’água, é utilizado para a geração de energia elétrica através de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica).
Salto Manduri
É o mais próximo da cidade e fica localizado em área particular Recanto Rickli. Conhecido popularmente por Salto Rickli, possui 32 metros de altura e aproximadamente 100 metros de largura, sendo o mais extenso dos saltos.

 

Prudentópolis
14º
Tempo limpo
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Parcialmente nublado
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados