Assembleia retoma trabalhos em plenário com apresentação de balanço das ações do Poder Executivo

3 de fevereiro de 2020 às 17:54

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta segunda-feira (3) sessão ordinária que instalou a segunda sessão legislativa da 19ª Legislatura. Na solenidade, o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, entregou nas mãos do presidente do Legislativo Estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), a mensagem e o plano de governo do Poder Executivo para este ano. No documento, o Governo expõe a situação econômica e financeira do Paraná e as ações a serem desenvolvidas ao longo do período, em cumprimento ao disposto no artigo 87, inciso X, da Constituição do Estado do Paraná.

Para o presidente da Casa, 2020 será mais um ano de votações de pautas importantes enviadas pelo Poder Executivo à Assembleia. “O governo tem projetos importantes para serem enviados ao Poder Legislativo e nossa função, como ponto de equilibro de todas as ações do executivo do estado, é pautar a matéria e promover um amplo debate entre situação e oposição, construir aquilo que for melhor para o interesse publico do nosso estado”, afirmou Traiano.

Apresentação – Após abrir a sessão e instalar o novo período legislativo, o presidente da Assembleia concedeu a palavra ao governador, que iniciou seu discurso enaltecendo o importante papel da Casa na aprovação de pautas importantes para futuro do estado. “A Assembleia Legislativa teve recorde na apresentação de propostas no ano passado e foi uma peça extremamente importante na proposta de modernização da máquina pública que apresentamos ao longo do ano passado. Fizemos a maior reforma administrativa desde a época do governo Ney Braga e é claro que a Assembleia teve um papel fundamental, porque através dela que todas essas propostas foram apresentadas e aprovadas. O presidente Traiano tem sido muito solícito e ágil nas propostas que encaminhamos aqui para o debate dos deputados e a ideia é fazer com que a gente possa continuar esse bom momento que o Paraná vive”, ressaltou.

Em seguida, o governador falou sobre as principais ações e programas desenvolvidos pelo Poder Executivo durante o ano passado. Ratinho Junior continuou falando sobre a reforma administrativa em toda a estrutura do Estado. “Reduzimos o número de secretárias de 28 para 15 e também juntamos estruturas antigas do estado para que atuem de maneira integrada e, assim, façam o que o cidadão paranaense ganhe tempo sem precisar ir de porta em porta para obter um documento ou uma simples licença”, apontou.

O chefe do Poder Executivo falou sobre as ações promovidas na área da agricultura, como os programas Paraná Trifásico e o Descomplica Rural. No segmento de infraestrutura e logística, Ratinho Junior citou as concessões de rodovias, a ampliação da malha ferroviária, a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, e o programa Voe Paraná. Na área de Educação, ações como o Escola Segura e o projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública, ‘Ganhando o Mundo’, foram tratados pelo governador. As ações de descentralização na área da saúde também foram destacadas durante o discurso.

“Tratamos com cuidado e respeito o dinheiro dos paranaenses. Fechamos as contas públicas de 2019 com todos os compromissos em dia. E esta apresentação demostra de forma clara que queremos transformar o Paraná em um estado mais inovador, mais acessível ao cidadão e mais ágil. Queremos um estado mais integrado regionalmente e que propõe transformações nas suas cadeias produtivas”, concluiu Ratinho Junior.

Votação – Ao encerrar a sessão da segunda-feira, o presidente Traiano anunciou a pauta de votação para a sessão desta terça-feira (4). A Ordem do Dia será composta por cinco itens e pode ser conferida no site da Assembleia (www.assembleia.pr.leg.br).

 

Prudentópolis
15º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
14º
Parcialmente nublado
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados