Prefeito Adelmo encaminha mensagem aos vereadores na abertura dos trabalhos legislativos.

5 de fevereiro de 2020 às 08:46

Por ocasião da abertura da ultima sessão legislativa de nossos mandatos encaminho a presente mensagem do Poder Executivo Municipal aos senhores Vereadores, com o intuito de invocar em todos o espírito de união pelo bem comum e pelo progresso de nossa terra e de nossa gente.

Vivemos um tempo de desafios; no ultimo final de semana fomos acometidos por um fenômeno natural que devastou parte da estrutura rodoviária da região norte do Município; graças a Deus não tivemos vítimas, e o prejuízo foi apenas material.

Porém para reconstrução das dez pontes destruídas, dos trechos de estrada e dos muitos bueiros, será necessário um considerável desembolso dos cofres públicos, num momento de dificuldades financeiras.

Apesar de possuirmos uma situação razoavelmente boa no que se refere a fluxo de caixa, fruto de austeridade no controle dos gastos públicos, temos aguentado com firmeza a queda vertiginosa de arrecadação dos tributos estaduais e federais que correspondem a um déficit imediato no repasse dos fundos de participação responsáveis pela maior parte de nossas rendas.

Somente a exemplo, informo que no mês de janeiro deste ano tivemos uma queda de aproximadamente 12% na arrecadação dos recursos que esperávamos receber. Os desafios são diários, e cada vez mais intensos. Viveremos ao longo deste primeiro semestre, juntos, Executivo e Legislativo o desafio da adequação do sistema de previdência municipal às regras da reforma da previdência recentemente aprovadas no Congresso Nacional; este é apenas um dos exemplos dos desafios que estão guardados para este ano.

Espero que a cordialidade, a busca do bem comum, e o interesse exclusivo na melhoria de vida de nosso povo seja o nosso ponto de contato, já que todos, temos o mesmo objetivo.

Nosso município foi transformado num canteiro de obras, inauguraremos ao longo de 2020 muitas delas, todas, obras fundamentais para nossa população, sendo que a maioria delas, estão sendo obtidas a fundo perdido sem qualquer espécie de financiamento ou contrapartida, como aproximadamente 45 de um total de 60 km de calçamentos nas estradas rurais, como a reforma e revitalização de diversos imóveis públicos e praças dentre tantos outros investimentos que obtivemos, tudo fruto do esforço e do comprometimento de nossa gestão com a população prudentopolitana.

Parte dos investimentos são oriundos de financiamento com linhas de crédito especiais que conseguimos acessar para pagamento em 10 e 20 anos, e que não são conseguidas por qualquer gestor ou por qualquer município.

A Câmara Municipal sabe disso, participou do processo, analisou os dados para análise da capacidade de pagamento, e aprovou a obtenção dos financiamentos por unanimidade pois sabe que os critérios técnicos foram preenchidos e permitiam a obtenção dos financiamentos.

Para obter estes financiamentos é necessário que as contas e certidões negativas estejam em dia, e nossa gestão graças à seriedade e correção de conduta que possui, mantem regulares estas condições.

Ademais, o pagamento destes financiamentos será absorvido quase que na integralidade pelo incremento da receita decorrente das próprias obras.

Para se ter acesso aos financiamentos é necessário estar com os precatórios, ordens para pagamento de condenações judiciais em dia; e colocamos mais esta conta em dia, conta criada também pela irresponsabilidade de quem acumulou mandatos tresloucados no passado, e ocasionou sérios prejuízos aos cofres públicos em razão de condenações judiciais pela falta de pagamento de credores, e pelo desrespeito a direitos de funcionários públicos.

Evidentemente a realização de tantas obras ocasiona a ira de nossos adversários políticos, mas é necessário lembra-los, que não basta querer financiar, é preciso ter capacidade, crédito, respeitabilidade e condição técnica para obtê-los.

Os financiamentos empregados na execução de importantes obras públicas de infra estrutura para o nosso município se mostram necessários em razão da defasagem da pavimentação de nossas ruas, fruto de administrações irresponsáveis num passado não tão distante, que autorizaram e incentivaram loteamentos sem qualquer espécie de pavimentação e infra estrutura, transferindo ao Poder Público a responsabilidade de construir algo que era de responsabilidade de quem vendeu os lotes e lucrou com tais vendas, são aproximadamente 600 quadras sem qualquer espécie de pavimentação.

Os financiamentos são necessários para reposição das condições mínimas de infra estrutura à população com a máxima rapidez, posto que com recursos próprios, os quais são cada vez mais escassos em razão do comprometimento do orçamento com obrigações que seriam dos Governos Estaduais e Federais, seria possível repor estas condições de modo muito lento.

A conduta de tentar desfazer e desdizer as qualidades do que está sendo feito, é pratica comum no meio político; porém é inegável que muito esta sendo feito, mais do que se fez em toda a história de Prudentópolis em período de tempo igual.

Ao falar de tantas obras, aproveito o presente ato para convidar todos os senhores Vereadores para a inauguração de mais uma destas importantes obras de infraestrutura, qual seja, a ponte de concreto na Rodovia Municipal que liga à comunidade de Tijuco Preto; a se realizar no próximo sábado, 08 de fevereiro às 10:00 horas; concretização de mais um importante sonho daquela comunidade, obra de relevante significado para a garantia do transporte das riquezas produzidas naquela região e que foi fruto de falsas promessas durante vários mandatos.

Por tudo isso, tenho forte convicção de que o futuro reservado para Prudentópolis é brilhante; basta seguirmos firmes trabalhando, com fé e honestidade, respeitando o dinheiro público.

Desejo um profícuo ano de trabalho ao Poder Legislativo, e uma forte parceria, que terá como único objetivo a melhoria da qualidade de vida dos prudentopolitanos.

Deus abençoe a todos nós. Sem mais para o momento, reitero meus protestos de mais alta estima e distinta consideração.

Adelmo Luiz Klosowski

Prefeito Municipal

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
17º
Tempo limpo
União da Vitória
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias
  • Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas
  • Estado aumenta mapeamento nutricional da população e divulga hábitos alimentares
  • Equipe do IAT resgata filhote de coruja-buraqueira em Pitanga
  • Paraná Recupera já beneficiou mais de 3.000 empresas; prazos encerram a partir deste mês
  • Paraná vai sediar pela primeira vez evento nacional sobre Unidades de Conservação