Prefeito Adelmo encaminha mensagem aos vereadores na abertura dos trabalhos legislativos.

5 de fevereiro de 2020 às 08:46

Por ocasião da abertura da ultima sessão legislativa de nossos mandatos encaminho a presente mensagem do Poder Executivo Municipal aos senhores Vereadores, com o intuito de invocar em todos o espírito de união pelo bem comum e pelo progresso de nossa terra e de nossa gente.

Vivemos um tempo de desafios; no ultimo final de semana fomos acometidos por um fenômeno natural que devastou parte da estrutura rodoviária da região norte do Município; graças a Deus não tivemos vítimas, e o prejuízo foi apenas material.

Porém para reconstrução das dez pontes destruídas, dos trechos de estrada e dos muitos bueiros, será necessário um considerável desembolso dos cofres públicos, num momento de dificuldades financeiras.

Apesar de possuirmos uma situação razoavelmente boa no que se refere a fluxo de caixa, fruto de austeridade no controle dos gastos públicos, temos aguentado com firmeza a queda vertiginosa de arrecadação dos tributos estaduais e federais que correspondem a um déficit imediato no repasse dos fundos de participação responsáveis pela maior parte de nossas rendas.

Somente a exemplo, informo que no mês de janeiro deste ano tivemos uma queda de aproximadamente 12% na arrecadação dos recursos que esperávamos receber. Os desafios são diários, e cada vez mais intensos. Viveremos ao longo deste primeiro semestre, juntos, Executivo e Legislativo o desafio da adequação do sistema de previdência municipal às regras da reforma da previdência recentemente aprovadas no Congresso Nacional; este é apenas um dos exemplos dos desafios que estão guardados para este ano.

Espero que a cordialidade, a busca do bem comum, e o interesse exclusivo na melhoria de vida de nosso povo seja o nosso ponto de contato, já que todos, temos o mesmo objetivo.

Nosso município foi transformado num canteiro de obras, inauguraremos ao longo de 2020 muitas delas, todas, obras fundamentais para nossa população, sendo que a maioria delas, estão sendo obtidas a fundo perdido sem qualquer espécie de financiamento ou contrapartida, como aproximadamente 45 de um total de 60 km de calçamentos nas estradas rurais, como a reforma e revitalização de diversos imóveis públicos e praças dentre tantos outros investimentos que obtivemos, tudo fruto do esforço e do comprometimento de nossa gestão com a população prudentopolitana.

Parte dos investimentos são oriundos de financiamento com linhas de crédito especiais que conseguimos acessar para pagamento em 10 e 20 anos, e que não são conseguidas por qualquer gestor ou por qualquer município.

A Câmara Municipal sabe disso, participou do processo, analisou os dados para análise da capacidade de pagamento, e aprovou a obtenção dos financiamentos por unanimidade pois sabe que os critérios técnicos foram preenchidos e permitiam a obtenção dos financiamentos.

Para obter estes financiamentos é necessário que as contas e certidões negativas estejam em dia, e nossa gestão graças à seriedade e correção de conduta que possui, mantem regulares estas condições.

Ademais, o pagamento destes financiamentos será absorvido quase que na integralidade pelo incremento da receita decorrente das próprias obras.

Para se ter acesso aos financiamentos é necessário estar com os precatórios, ordens para pagamento de condenações judiciais em dia; e colocamos mais esta conta em dia, conta criada também pela irresponsabilidade de quem acumulou mandatos tresloucados no passado, e ocasionou sérios prejuízos aos cofres públicos em razão de condenações judiciais pela falta de pagamento de credores, e pelo desrespeito a direitos de funcionários públicos.

Evidentemente a realização de tantas obras ocasiona a ira de nossos adversários políticos, mas é necessário lembra-los, que não basta querer financiar, é preciso ter capacidade, crédito, respeitabilidade e condição técnica para obtê-los.

Os financiamentos empregados na execução de importantes obras públicas de infra estrutura para o nosso município se mostram necessários em razão da defasagem da pavimentação de nossas ruas, fruto de administrações irresponsáveis num passado não tão distante, que autorizaram e incentivaram loteamentos sem qualquer espécie de pavimentação e infra estrutura, transferindo ao Poder Público a responsabilidade de construir algo que era de responsabilidade de quem vendeu os lotes e lucrou com tais vendas, são aproximadamente 600 quadras sem qualquer espécie de pavimentação.

Os financiamentos são necessários para reposição das condições mínimas de infra estrutura à população com a máxima rapidez, posto que com recursos próprios, os quais são cada vez mais escassos em razão do comprometimento do orçamento com obrigações que seriam dos Governos Estaduais e Federais, seria possível repor estas condições de modo muito lento.

A conduta de tentar desfazer e desdizer as qualidades do que está sendo feito, é pratica comum no meio político; porém é inegável que muito esta sendo feito, mais do que se fez em toda a história de Prudentópolis em período de tempo igual.

Ao falar de tantas obras, aproveito o presente ato para convidar todos os senhores Vereadores para a inauguração de mais uma destas importantes obras de infraestrutura, qual seja, a ponte de concreto na Rodovia Municipal que liga à comunidade de Tijuco Preto; a se realizar no próximo sábado, 08 de fevereiro às 10:00 horas; concretização de mais um importante sonho daquela comunidade, obra de relevante significado para a garantia do transporte das riquezas produzidas naquela região e que foi fruto de falsas promessas durante vários mandatos.

Por tudo isso, tenho forte convicção de que o futuro reservado para Prudentópolis é brilhante; basta seguirmos firmes trabalhando, com fé e honestidade, respeitando o dinheiro público.

Desejo um profícuo ano de trabalho ao Poder Legislativo, e uma forte parceria, que terá como único objetivo a melhoria da qualidade de vida dos prudentopolitanos.

Deus abençoe a todos nós. Sem mais para o momento, reitero meus protestos de mais alta estima e distinta consideração.

Adelmo Luiz Klosowski

Prefeito Municipal

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • Fazenda divulga calendário do IPVA 2023 e disponibiliza mais opções para pagamento
  • Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras
  • Polícia apreende cigarros contrabandeados, recupera veículo furtado e prende autores, em Iretama
  • UEPG recebe pesquisadora ucraniana da área de propriedade intelectual
  • Acadêmicos de Ciências Contábeis de Irati e Prudentópolis se mobilizam para fazer um Natal mais feliz para as crianças
  • Homem abandona moto ao fugir da PM, em Imbituva