Paraná estuda parceria com província polonesa

6 de fevereiro de 2020 às 16:39

O Governo do Paraná deu início nesta quarta-feira (05) às negociações para a continuidade de um termo de cooperação técnica com a Província de Wiekopolska, na Polônia. O governador Carlos Massa Ratinho Junior encontrou-se com a comitiva de poloneses, liderada pelo vice-governador da região, Krzysztof Grabowski, para iniciar os contatos.

“A colonização polonesa é muito forte aqui no Estado. Vamos estreitar esse relacionamento e ampliar as parcerias”, disse Ratinho Junior. Antes, o vice-governador Darci Piana já havia se reunido com a comitiva e delegou à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes a tarefa de identificar em que setores a parceria pode ser ampliada.

Um termo foi assinado em 2010, renovado em 2015 e vence em outubro deste ano. Segundo Grabowski, o início da cooperação trouxe bons resultados com várias missões econômicas da Polônia visitando o Paraná e São Paulo. Com o decorrer do tempo, as relações ficaram menos intensas. “Agora queremos prolongar o acordo e intensificar os contatos”, afirmou.

No novo termo, que já começou a ser traçado a partir das conversas que a comitiva fez durante a visita, a inclusão do setor agropecuário foi pedida pelos poloneses. Ela não constava do acordo inicial. Conhecer o trabalho que o Paraná faz nessa área foi o motivo da escolha do período do Show Rural, em Cascavel, para visitar o Estado.

“Temos interesse em renovar o acordo e dar continuidade ao trabalho inicial, que foi próspero, e que possamos voltar a ter intercâmbio mais intenso”, reforçou Piana.

AGRICULTURA – Na terça-feira (04), a comitiva reuniu-se com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e com o presidente da Cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, organizadora do Show Rural. Foi passada uma visão geral de como o agronegócio paranaense tem conquistado cada vez mais mercados com produtos de qualidade.

“Nós agradecemos a possibilidade de visitar a feira que realmente é imponente, não só por causa da área que ela ocupa, mas também pelo número de visitantes e expositores”, disse o vice-governador polonês. Além do Show Rural, eles conheceram várias iniciativas agropecuárias paranaenses tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Na quarta-feira (05), além do vice-governador do Paraná também participou da reunião o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.

Grabowski acentuou que agora é um momento importante para renovar o acordo em razão das boas relações que os dois países desenvolveram. “Nós estamos no ano em que celebramos o aniversário de 100 anos das relações entre Polônia e Brasil”, afirmou.

COMITIVA – Além do vice-governador, fazem parte da comitiva polonesa o vice-presidente do Parlamento da Província, Jaroslaw Maciejewski; a diretora do Departamento da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Monica Pacznska; a diretora do Departamento de Programas de Desenvolvimento Rural, Izabela Mroczek; a secretária de Cooperação Internacional responsável pelas relações com a América Latina, Paulina Stocka; e a intérprete Grazyna Alves Swiatkowska.

 

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • 26º Natal Verdade começa na quarta (07), na Praça Firmo Mendes de Queiroz
  • Forças de salvamento fazem nova varredura na BR-376 e não encontram vítimas
  • Evento Terra das Cachoeiras segue até domingo (04) com comércio local e apresentações culturais
  • PRF apreende mais de 70kg de crack durante abordagem na BR 277, em Irati
  • Turismo religioso de Prudentópolis é pauta de encontro técnico em Foz do Iguaçu
  • Guamiranga e Rio Azul atingem nota máxima do TCE por transparência