Semana de Campo reúne em Ponta Grossa produtores de feijão e milho

2 de março de 2020 às 13:21

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho está completando 30 anos. Fruto da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater, Syngenta, Embrapa, Instituto Agronômico de Campinas e prefeituras municipais, o projeto tem como prioridade profissionalizar pequenos agricultores, aumentando a produtividade e a renda de lavouras. A iniciativa viabiliza o acesso às boas práticas e contribui para a sustentabilidade da agricultura.

Para celebrar as três décadas do programa, acontece a partir desta terça-feira (03) a 21ª Semana de Campo, na Fundação ABC, em Ponta Grossa. O encontro que seguirá até sexta (06) reunirá agricultores e profissionais das cadeias produtivas para debater temas centrais do projeto. A preservação do meio ambiente, o manejo do solo, novas cultivares de feijão e híbridos de milho, manejo integrado de pragas e controle de doenças são alguns dos assuntos a serem discutidos pelos 1,6 mil participantes.

De acordo com Germano Kusdra, coordenador estadual do projeto, os agricultores terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias que podem melhorar a produtividade e aumentar a renda das lavouras. Serão apresentados 32 novos materiais, entre variedades de milho e feijão.

“O produtor vai conseguir visualizar as tecnologias que estão ao seu alcance para aumentar a produtividade. São sete estações com os técnicos e pesquisadores orientando sobre o manejo de solo, plantas de cobertura, plantio direto, manejo integrado de pragas do feijão, controle de doenças, plantas invasoras e pragas do feijão e do milho”, afirmou Kusdra.

MANEJO – Além de variedades de feijão e milho, uma das novidades deste ano é a apresentação de resultados e do protocolo do Manejo Integrado de Pragas (MIP) do feijão. De acordo com Kusdra, até a realização desse trabalho, não havia orientações específicas para o Paraná. “Esse protocolo é o resultado do acompanhamento das últimas cinco safras no estado”, observou.

O extensionista destacou que produtores do projeto que aplicaram o MIP conseguiram reduzir sensivelmente o uso de inseticidas. “Houve casos em que não foi feita nenhuma aplicação, pois o acompanhamento indicava que as pragas não estavam causando prejuízo para as lavouras”, disse Kusdra.

Segundo ele, a função do MIP não é apenas reduzir o uso de agrotóxicos, mas também definir o produto certo, no momento adequado. “Isso reduz os custos das lavouras, porque diminui o gasto com produtos, mão de obra, maquinário e amassamento da cultura”, explicou. Ele acrescentou que, de maneira geral, o número de aplicações de inseticidas nas áreas dos agricultores do projeto caiu de três para uma.

Os profissionais do projeto também orientam os agricultores sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e recolhimento de embalagens para evitar intoxicações e a contaminação do ambiente. Esta ação conta com a parceria da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos) e da empresa Vest Segura.

PRODUTIVIDADE – O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho vem sendo levado aos produtores há 30 anos. “O trabalho começou com uma ação conjunta do Instituto Iapar-Emater com a Syngenta sobre o uso correto de agrotóxicos e a segurança na aplicação. Depois vieram as orientações sobre o plantio direto e, posteriormente, tecnologias de produção de feijão e milho adequadas ao produtor familiar”, relembra Kusdra.

Ele informou ainda que os ganhos em produtividade são notórios. Enquanto a produtividade média nacional de feijão na safra 2018/2019 ficou em 1.031 kg por hectare – a estadual foi de 1.551 kg/ha – os produtores que participaram do projeto colheram 2.111 kg/ha.

No caso do milho os números também revelam um aumento significativo. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) demonstram que a produtividade média nacional na última safra chegou a 5.718 kg/ha. Agricultores do projeto conseguiram atingir a produtividade de 8.816 kg de milho por hectare, e no Paraná foi de 6.394 kg/ha.

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho mobiliza uma equipe de 50 técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater, além de profissionais de prefeituras, em 46 municípios do Estado na safra 2019/20. Ao todo, 2 mil agricultores familiares são acompanhados pelos extensionistas, além de produtores que participam ocasionalmente de alguma atividade do projeto.

 

Prudentópolis
17º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet