Decisão do MP impede a transferência de quatro idosos de Imbituva para Prudentópolis.

5 de março de 2020 às 16:47

A pedido do Ministério Público do Paraná, a Justiça determinou medida protetiva a idosos do município de Ipiranga que estão acolhidos em Instituição de Longa Permanência em Imbituva, no Sudeste do estado.

A decisão, expedida na última terça-feira, 3 de março, impede a transferência imediata de quatro idosos, de 65 a 84 anos, que estão na cidade há, pelo menos, quatro anos, para uma instituição do município de Prudentópolis.

O MPPR sustenta que a mudança repentina poderia causar danos físicos e psicológicos aos atendidos.

De acordo com o pedido feito pelo Ministério Público, a partir da Promotoria de Justiça de Imbituva, durante tratativas que vinham sendo conduzidas junto às prefeituras que possuem idosos acolhidos na ILPI de Imbituva, com a finalidade de garantir o adequado repasse de recursos pelas administrações para a manutenção da entidade, o Município de Ipiranga – um dos que possuem acolhidos na instituição – informou que esses quatro idosos deveriam ser transferidos para ILPI em Prudentópolis.

Solução – A Promotoria de Justiça de Imbituva ingressou com o pedido de medida protetiva pois considerou que não houve tempo suficiente para a equipe técnica da instituição preparar os idosos para a transferência, bem como não foram apresentados os estudos e cronogramas para a retirada dos acolhidos.

Além disso, a mudança de local ocorreria contra a vontade dos idosos, situação que contraria previsões do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), como a garantia da liberdade e a autonomia da vontade.

Também foi requerido que, caso seja inevitável a transferência, que esta ocorra de maneira gradual, com a devida preparação dos idosos para a mudança.

A partir da decisão, será realizada, nesta quinta-feira, 5 de março, reunião com a participação das Promotorias de Justiça de Ipiranga e Imbituva, representantes dos setores de Assistência Social do Município de Ipiranga e a diretoria da ILPI de Imbituva a fim de que sejam debatidas as possíveis soluções para a situação dos idosos.

Autos 0000575-07.2020.8.16.0092.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4264

 

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024