Vacinação contra a gripe começa segunda-feira; pontos de vacinação serão ampliados pelos municípios

20 de março de 2020 às 14:12

Começa dia 23, segunda-feira e vai até dia 22 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020. A campanha traz mudanças em função da pandemia do coronavírus: além da antecipação do período, que normalmente tem início em abril, será ampliada para além dos postos de vacinação, com participação de parceiros como empresas, universidades, escolas, comércio e instituições, dependendo do planejamento de cada município.

“A estratégia neste ano é diferente; vamos contar o com apoio da sociedade para que a vacinação se estenda para mais pontos; os municípios têm autonomia para definirem estes locais junto às instituições e organizações parceiras; o objetivo com isso é evitar aglomerações nos postos e unidades de saúde e ofertar mais oportunidade pra imunização à população; o Paraná recebeu até o momento 522 mil doses da vacina e todos os municípios já estão abastecidos”, informa o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo o secretário, a antecipação e a ampliação de pontos de vacinação são medidas para proteção da população. O horário estendido para atender o público-alvo também é outra orientação feita pela Sesa, além da vacinação em casa para pessoas com mais de 70 anos. O Paraná tem 1.800 salas de vacinação.

“Queremos imunizar o maior número possível de paranaenses para evitar que pessoas adoeçam por Influenza, e principalmente, que não tenhamos óbitos no Estado por causa da gripe. A vacina contra a Influenza não previne contra o coronavírus, mas pode evitar internações decorrentes da síndrome provocada pelo H1N1”, afirma o secretário.

Etapas e públicos – Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três etapas, com grupos distintos. Os idosos e profissionais de saúde serão contemplados na primeira fase da campanha de vacinação, no período de 23 de março a 16 de maio, sendo todas as ações dispensadas para atingir a meta de cobertura vacinal deste grupo. Para os idosos acima de 70 anos, acamados ou não e ou asilados, a orientação da Sesa para as secretarias municipais é para que sejam criadas estratégias de vacinação no domicílio.

A segunda etapa, será a partir de 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

E a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, com a vacinação de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em pedidas socieoeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

O estado do Paraná tem 1.800 salas de vacinas, distribuídas nos 399 municípios. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza.

Sarampo –  A Sesa informa que a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada e que a imunização contra a doença seguirá para a faixa etária de 20 a 49, indiscriminadamente

Atenciosamente,

 

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet