Prefeito Bertoldo Rover assina a escritura pública de doação da área do parque ambiental

31 de março de 2020 às 08:42

Na tarde desta sexta-feira (27 de março), recebemos na Prefeitura Municipal o Sr. João Guilherme Brenner.

O motivo da visita foi a assinatura da escritura pública de doação da área do Parque Ambiental, pertencente à família Brenner e que teve entre seus proprietários o Dr. Agostinho Brenner.

Nascido em 18 de outubro de 1905, em Imbituva, Agostinho Brenner foi o 10º dos 12 filhos dos imigrantes austríacos Jacob Brenner e Maria Brenner, os quais, após casarem-se em Curitiba, estabeleceram-se em nosso município, dedicando-se à agricultura, extração e comércio de erva mate e da madeira de pinho.

Quis o destino que também fosse em Imbituva que Agostinho conhecesse sua futura esposa, Dona Letícia Camargo.

Casaram-se em 1932 e juntos celebraram 54 anos da feliz vida comum. Agostinho teve quatro filhos: Claudio Humberto Brenner (casado com Rosinha Rocha Loures Brenner); Sérgio Brenner (casado com Marina Ligoki Brenner); Maria Ivone Brenner Rose (casada com Ronalt Milton Caxambu Rose), e Regina Maria Brenner Barreto (casado com Joaquim de Matos Barreto Filho).

Na vida profissional ficou conhecido por ser médico, mas também desempenhou as funções de empresário no setor madeireiro, na área da aviação comercial e no setor do agronegócio.

Agostinho faleceu em Curitiba no dia 06 de novembro de 1986. E, apesar de deixar Imbituva para construir seus sonhos profissionais, sempre foi um apaixonado por essa terra e seus cidadãos, tendo, inclusive, participação ativa na vida social da comunidade.

E sabendo de todo esse carinho do Dr. Agostinho por Imbituva, os filhos prontamente atenderam a solicitação da Prefeitura Municipal e doaram a área de 10,82 hectares pertencente à Fazenda Engenho Velho e que hoje, é conhecida como o Parque Ambiental de Imbituva.

A Fazenda Engenho Velho pertence à família Brenner desde 1880, sendo importante personagem na história de Imbituva, já que por volta de 1915 a família implantou ali uma usina geradora de energia elétrica que alimentou o município de Imbituva sob aplicação de locomóvel a lenha. Sempre inovadora, a propriedade foi a primeira da região no cultivo de soja e na plantação de olivas, mais tarde especializou-se na atividade leiteira, sendo a 2ª fazenda do Brasil a implantar a tecnologia da ordenha robotizada.

O Prefeito Bertoldo Rover destacou a gratidão do município para com a família Brenner: “Agradecemos à família Brenner por todo carinho que tem com nosso município ao dispensar parte de sua propriedade para o lazer de toda população imbituvense”, finalizou.

Prudentópolis
15º
Tempo nublado
Ponta Grossa
14º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
14º
Tempo limpo
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural