Paraná soma mais de 102 mil casos confirmados de dengue e 78 óbitos no período

7 de abril de 2020 às 16:11

O boletim divulgado hoje (07) pela Secretaria da Saúde do Paraná confirma 102.247 casos de dengue no Estado, com aumento de 14.527 casos em relação a semana anterior.

São 9 óbitos confirmados nesta semana. Na publicação da semana passada o total de óbitos no período era de 69, hoje são 78. O período de monitoramento começou em agosto de 2019 e segue até julho deste ano.

“Estamos vivendo um momento de isolamento social, as pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa como medida de proteção fundamental para o controle do coronavírus; por isso reforçamos nosso pedido para que todos contribuam com uma verificação detalhada nos quintais e nos ambientes internos das residências para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. É o momento de identificarmos o foco e eliminarmos, é uma questão de responsabilidade social”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Temos uma situação de epidemia no estado por dengue e uma pandemia de coronavirus; precisamos aplicar todas as medidas preventivas para as duas infecções e, no caso da dengue, já esta comprovado que a retirada dos focos é a melhor alternativa”, complementou o secretário.

Eliminação – Nas 37 cidades onde a Secretaria Estadual da Saúde promoveu mutirões com retirada mecância dos criadouros a taxa de incidência foi reduzida. As ações foram coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, e em alguns municípios contou com a participação de militares estaduais, representantes regionais da Defesa Civil e de soldados do exército, além dos agentes da Vigilância Ambiental dos municípios e do estado.

Quinta do Sol, por exemplo, saiu de uma taxa de incidência de 17 mil casos proporcional por 100 mil habitantes e nas últimas 4 semana reduziu este índice para 323 casos por 100 mil habitantes. “É uma diferança muito significativa comparando o acumulado de agosto de 2019. Esta constatação da redução faz parte de uma análise das últimas 4 semanas”, explica Beto Preto.

Barbosa Ferraz, que tinha incidência de 11.183 mil casos por 100 mil habitantes, proporcionalmente, apresenta nesta mesma análise a redução para 1.279 casos por 100 mil habitantes.

Em Guaíra, a incidência baixou para 124 casos por 100 mil habitantes. Antes da retirada mecânica dos criadouros a taxa era de 5.755 mil casos proprocionalmente.

Outro resultado positivo, considerado ideal, foi constatado em outras sete cidades . Nova Cantu, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Inajá, Nova Aliança do Ivaí, Santo Antonio do Caiuá e Lupionópolis, que tinham altas taxas de incidência epidêmica acumulada no período,  não apresentaram até o momento casos de dengue autóctones nestas últimas 4 semanas, ou seja, zeraram a incidência neste período de análise.

Informe – Os nove óbitos que estavam em investigação e confirmados   neste boletim foram registrados nos seguintes municípios: 2 óbitos em Cianorte, duas mulheres, sem comorbidades, uma de 50 anos e outra de 39; 2 óbitos em Toledo, uma mulher de 88 anos, com quadro de hipertensão, e um homem de 80 anos, com quadro de hipertensão e insuficiência cardíaca;  um óbito em Londrina, mulher de 89 anos, com insuficiência renal crônica;  um óbito em Ivaiporã, mulher de 37 anos, com sequela de paralisia cerebral; um óbito em Rolândia,  homem de 51 anos, sem comorbidade; um óbito em Nova Aurora, homem de 59 anos, sem comorbidade, e um óbito em Santo Antonio da Platina, uma jovem de 15 anos, também sem histórico de doença pré-existente.

O boletim divulgado hoje também atualiza o número de municípios em epidemia; são 189. Outros 33 estão em situação de alerta.

 

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Parcialmente nublado
Guarapuava
15º
Tempo limpo
Curitiba
14º
Tempo limpo
Londrina
18º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis