Paraná é um dos estados com maior transparência quanto à Covid-19

17 de abril de 2020 às 10:36

As informações sobre a evolução da pandemia da Covid-19 no Paraná – como número de casos, regiões e faixas etárias de maior incidência – e as ações de enfrentamentos estão disponíveis aos cidadãos pela internet. Com inclusão dos leitos destinados exclusivamente para quem contrair a Covid-19, o Estado subiu 13 posições no ranking da entidade Open Knowledge, que avalia a transparência com relação à pandemia.

Na avaliação da semana passada o Paraná aparecia em 16º lugar entre os estados brasileiros, com a transparência avaliada como baixa. Nesta quinta-feira (16), a entidade divulgou novo ranking em que o Estado ocupa a terceira posição, com avaliação “boa”, ao lado do Rio e Janeiro e do Maranhão.

Além dos dados relacionados ao atendimento dos pacientes, discriminados por idade e sexo, o Governo do Estado publica contratações e compras realizadas em decorrência da doença.

A iniciativa de aumentar as informações para a população foi coordenada pela Controladoria-Geral do Estado, que buscou as fontes dos dados, por meio de sua Coordenadoria de Transparência e Controle Social, em parceria com outras secretarias. “Nessa época de incertezas a melhor arma contra a desinformação e propagação de boatos é a transparência. A situação é grave, mas só a informação correta pode dirimir dúvidas e evitar pânico”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

No site paranaense exclusivo para divulgar ações de combate ao novo coronavírus (www.coronavirus.pr.gov.br) foi criada a aba ‘Transparência’. Nela, o item ‘Coronavírus em números’ mostra, em um mapa, onde e em que intensidade o vírus foi detectado em pacientes. Também há uma tabela que possibilita o acompanhamento por município e a distinção dos pacientes por idade e sexo.

LEITOS – A novidade é que agora o número de leitos disponíveis por hospital e a ocupação dessas vagas podem ser visualizados facilmente, permitindo a qualquer gestor acompanhar a situação em sua região para adotar as medidas necessárias. “Essa informação era muito cobrada, pois indica os internamentos e dá um panorama da evolução da doença. Em conjunto com a Celepar, a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Comunicação e Cultura e a administração do site, conseguimos disponibilizar esses dados”, disse Matheus Gruber, coordenador de Transparência e Controle Social.

Nessa primeira publicação constam 1.127 UTIs adulto, 78 UTIs pediátricas e 2.611 vagas em enfermaria, exclusivos para atendimento de casos de Covid-19. Os números estão dispostos por macrorregião e por município. “Por enquanto, a captação dos dados tem sido feita manualmente e sua atualização será diária. Paralelamente, buscamos aprimorar o trâmite para automatizar essa captação de dados e dispor mais informações ao cidadão”, explicou Gruber.

INVESTIMENTOS – No site do coronavírus e no Portal da Transparência, o cidadão também pode acompanhar as contratações e compras feitas exclusivamente para enfrentamento à doença. Está em construção o item Doações, em que estarão disponíveis informações sobre materiais doados e do doador.

“Nossa preocupação é que não pairem dúvidas com relação às compras e contratações feitas pela administração pública ou às doações que vier a receber. Com a disponibilização dessas informações, separadas, facilitamos a compreensão das ações do governo, bem como estimulamos o controle social”, declarou Siqueira.

Ele completou que, além do acompanhamento de gastos e contratos, a sociedade pode exercer o papel fiscalizador, auxiliando o Estado a combater eventuais desvios de produtos ou de conduta. “O Estado tem seu aparato de fiscalização, mas somente com a participação da sociedade poderemos cobrir todo o Paraná. Estamos todos mobilizados para o enfrentamento dessa doença, mas não descuidamos do combate à corrupção”, afirmou o controlador-geral do Estado.

OPEN – A Open Knowledge Brasil (OKBR), Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil, que atua desde 2013. Ela não tem fins lucrativos e incentiva o uso de tecnologias e dados abertos para análises de políticas públicas. Em seu site, o objetivo da OKBR é tornar a relação governo e sociedade mais transparente. Para compor o índice da Covid-19 foram estabelecidos conteúdos essenciais e parâmetros para o acompanhamento da pandemia.

Confira o ranking da Open Knowledge Brasil.

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Parcialmente nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
27º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Otávio Swaretz aos 58 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Ana Dobrowolski Kaminski.
  • IAT devolve à natureza tamanduá-mirim encontrado por moradores em General Carneiro
  • Ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo MP resulta na condenação de vereador de Guarapuava à perda do cargo
  • É amanhã, Super Sexta OdontoTop! Todas as unidades do Hospital do Dente estarão abertas até meia-noite, sem fechar ao meio-dia.
  • Encontro de delegados da Receita Estadual aborda reforma tributária e conformidade fiscal
  • Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence
  • VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões