Paraná é um dos estados com maior transparência quanto à Covid-19

17 de abril de 2020 às 10:36

As informações sobre a evolução da pandemia da Covid-19 no Paraná – como número de casos, regiões e faixas etárias de maior incidência – e as ações de enfrentamentos estão disponíveis aos cidadãos pela internet. Com inclusão dos leitos destinados exclusivamente para quem contrair a Covid-19, o Estado subiu 13 posições no ranking da entidade Open Knowledge, que avalia a transparência com relação à pandemia.

Na avaliação da semana passada o Paraná aparecia em 16º lugar entre os estados brasileiros, com a transparência avaliada como baixa. Nesta quinta-feira (16), a entidade divulgou novo ranking em que o Estado ocupa a terceira posição, com avaliação “boa”, ao lado do Rio e Janeiro e do Maranhão.

Além dos dados relacionados ao atendimento dos pacientes, discriminados por idade e sexo, o Governo do Estado publica contratações e compras realizadas em decorrência da doença.

A iniciativa de aumentar as informações para a população foi coordenada pela Controladoria-Geral do Estado, que buscou as fontes dos dados, por meio de sua Coordenadoria de Transparência e Controle Social, em parceria com outras secretarias. “Nessa época de incertezas a melhor arma contra a desinformação e propagação de boatos é a transparência. A situação é grave, mas só a informação correta pode dirimir dúvidas e evitar pânico”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

No site paranaense exclusivo para divulgar ações de combate ao novo coronavírus (www.coronavirus.pr.gov.br) foi criada a aba ‘Transparência’. Nela, o item ‘Coronavírus em números’ mostra, em um mapa, onde e em que intensidade o vírus foi detectado em pacientes. Também há uma tabela que possibilita o acompanhamento por município e a distinção dos pacientes por idade e sexo.

LEITOS – A novidade é que agora o número de leitos disponíveis por hospital e a ocupação dessas vagas podem ser visualizados facilmente, permitindo a qualquer gestor acompanhar a situação em sua região para adotar as medidas necessárias. “Essa informação era muito cobrada, pois indica os internamentos e dá um panorama da evolução da doença. Em conjunto com a Celepar, a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Comunicação e Cultura e a administração do site, conseguimos disponibilizar esses dados”, disse Matheus Gruber, coordenador de Transparência e Controle Social.

Nessa primeira publicação constam 1.127 UTIs adulto, 78 UTIs pediátricas e 2.611 vagas em enfermaria, exclusivos para atendimento de casos de Covid-19. Os números estão dispostos por macrorregião e por município. “Por enquanto, a captação dos dados tem sido feita manualmente e sua atualização será diária. Paralelamente, buscamos aprimorar o trâmite para automatizar essa captação de dados e dispor mais informações ao cidadão”, explicou Gruber.

INVESTIMENTOS – No site do coronavírus e no Portal da Transparência, o cidadão também pode acompanhar as contratações e compras feitas exclusivamente para enfrentamento à doença. Está em construção o item Doações, em que estarão disponíveis informações sobre materiais doados e do doador.

“Nossa preocupação é que não pairem dúvidas com relação às compras e contratações feitas pela administração pública ou às doações que vier a receber. Com a disponibilização dessas informações, separadas, facilitamos a compreensão das ações do governo, bem como estimulamos o controle social”, declarou Siqueira.

Ele completou que, além do acompanhamento de gastos e contratos, a sociedade pode exercer o papel fiscalizador, auxiliando o Estado a combater eventuais desvios de produtos ou de conduta. “O Estado tem seu aparato de fiscalização, mas somente com a participação da sociedade poderemos cobrir todo o Paraná. Estamos todos mobilizados para o enfrentamento dessa doença, mas não descuidamos do combate à corrupção”, afirmou o controlador-geral do Estado.

OPEN – A Open Knowledge Brasil (OKBR), Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil, que atua desde 2013. Ela não tem fins lucrativos e incentiva o uso de tecnologias e dados abertos para análises de políticas públicas. Em seu site, o objetivo da OKBR é tornar a relação governo e sociedade mais transparente. Para compor o índice da Covid-19 foram estabelecidos conteúdos essenciais e parâmetros para o acompanhamento da pandemia.

Confira o ranking da Open Knowledge Brasil.

Prudentópolis
10º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
10º
Parcialmente nublado
Guarapuava
11º
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
14º
Tempo limpo
União da Vitória
10º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis