Governador apresenta ações do Paraná ao ministro da Saúde

29 de abril de 2020 às 17:34

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, a estrutura hospitalar e o plano de ação do Governo do Paraná para enfrentamento à Covid-19. A reunião virtual aconteceu nesta quarta-feira (29), com a participação dos demais governadores do Sul, Carlos Moisés (Santa Catarina) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

Ratinho Junior destacou que o Estado já tem contratado e em funcionamento 500 novos leitos de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento do Codid-19. O número, afirmou o governador, vai chegar a 1.250 em até 45 dias, com novas contratações, inaugurações dos hospitais de Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba, além da readequação dos hospitais universitários de Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá.

“O planejamento é diário em busca sempre do que for melhor para a população paranaense. O Estado está com toda sua estrutura voltada para combater o vírus”, disse o governador, lembrando que o Estado já fez mais de 17 mil testagens na busca por uma estratificação mais clara da doença, o que colabora na tomada de ações mais pontuais.

O governador aproveitou a primeira reunião com Nelson Teich para reforçar o pedido por equidade, por parte do Ministério da Saúde, na distribuição de recursos, equipamentos de proteção e aparelhos. O Paraná solicitou 500 respiradores e 2,4 milhões de EPIs ao governo federal.

As ações do Estado foram bastante elogiadas pelo ministro. “O Paraná e os Estados do Sul são diferenciados, o que torna mais fácil o trabalho do ministério. Planejamento que explica o controle da curva de óbitos e novos casos da doença no Estado”, destacou Teich.

Até a terça-feira (28), 1.271 pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus no Paraná, sendo que 851 estão recuperadas e liberadas do isolamento e 77 faleceram.

ESTATÍSTICA – O governador também conheceu, por videoconferência, um modelo estatístico elaborado pelo economista Samy Dana e pelo matemático e estatístico Alexandre Simas, que apresenta um novo método para verificar os números da Covid-19 no Brasil.

O estudo foi encomendado pela Easynvest e também aponta o cenário para o Paraná em relação à doença. “O modelo mostra que as ações que o Estado vem realizando tem dado resultado, como se houvesse um isolamento muito forte. O panorama é muito positivo”, afirmou Simas.

O trabalho que envolve ainda os médicos José Gallucci, Bruno Filardi, Rodrigo Rodriguez mostra que a tendência é que o Paraná consiga seguir em equilíbrio até o fim de maio se a curva atual se mantiver. A perspectiva apresentada prevê que no final de julho o Estado poderá chegar a 100 mil infectados, contabilizados desde o início da pandemia, e somar até 200 óbitos.

Prudentópolis
24º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
23º
Parcialmente nublado
Guarapuava
19º
Tempo limpo
Curitiba
22º
Tempo limpo
Londrina
28º
Tempo limpo
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Daniel Germano Pesck aos 82 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Fiuza Ribeiro
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr. Lademiro Petriw, popularmente conhecido como “Ladio”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antenor Marconato aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Ilor Vicente Pontarolo.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Adelaide Woicik  Stasiu aos 80 anos de idade.
  • Connect Week discute uso da inovação para uma agricultura mais sustentável
  • Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos
  • Ranking destaca ações sustentáveis das universidades estaduais; UEL lidera no Paraná
  • IAT fiscaliza pesca irregular e fecha cativeiro de aves no Centro-Oeste do Estado
  • Fomento Paraná e BDMG firmam acordo de cooperação técnica
  • Na data de hoje dia 21/06 o prefeito Osnei Stadler, recebeu cerca de 150 alunos da Escola Municipal Marcos Antoniu, a primeira escola do município a oferecer ensino em tempo integral.