Presidente do TRE-PR afirma que datas do Calendário Eleitoral estão mantidas

29 de abril de 2020 às 13:24

Nesta segunda-feira (27), em live com grande audiência no Instagram conduzida pela presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), doutora Ana Carolina de Camargo Clève, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, respondeu questões referentes à viabilidade de realização das eleições municipais em 2020, às ações do Tribunal para o combate à desinformação e à prestação de serviços e atendimento ao eleitor no período de pandemia do Covid-19.

Com duração de uma hora, a entrevista, realizada ao vivo pelos perfis do IPRADE e do TRE-PR, registrou muitos magistrados, advogados eleitoralistas e servidores na audiência. Um dos primeiros assuntos abordados foi a possibilidade de adiamento das eleições deste ano devido ao quadro de pandemia. Em resposta, o presidente afirmou que o TRE-PR fará de tudo para que as eleições municipais não mudem de data: “Eu acredito que unindo forças e contando com a ajuda de todos, nós conseguiremos realizar as eleições de 2020 no prazo previsto”.

Sobre a possibilidade de postergar a realização das eleições, o desembargador afirmou, no entanto, que o prazo para decidir o que será feito, neste ano, é o mês junho e que esta é uma decisão que depende das autoridades sanitárias. Para ele, prorrogar os atuais mandatos não é saída aconselhável. “Um dos pontos fundamentais, para mim, é a soberania das urnas, portanto, a vontade popular deve ser respeitada”, disse Tito, em defesa da proteção da saúde e da democracia.

Atendimento ao eleitor

Sobre o atendimento ao eleitor no período de quarentena – outro tópico abordado na entrevista – o presidente destacou o trabalho do TRE-PR na prestação de serviços virtuais. Com relação ao prazo limite para realização de alterações no cadastro eleitoral, que é o dia 6 de maio, ele explica que, em razão do agravamento do quadro pandêmico, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento do título dos eleitores que não realizaram a biometria obrigatória em 2019 e que todos os atendimentos estão sendo feito on-line, dispensada a coleta biométrica. “Biometria exige contato, o que, neste momento, busca-se evitar”, afirma o desembargador.

O desembargador Tito ainda recomendou que os eleitores paranaenses façam o download do aplicativo E-Título, versão digital do título de eleitor, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, que possibilita a obtenção de informações sobre a situação cadastral, bem como da zona, local e seção eleitoral, além de disponibilizar as certidões de Quitação Eleitoral e de Crimes Eleitorais.

Central de Combate à Desinformação

Por fim, o desembargador falou sobre a Central de Combate à Desinformação que o TRE-PR lançará no período eleitoral pra checar notícias. Ele explicou que o trabalho será focado apenas em assuntos referentes ao voto eletrônico e ao processo eleitoral e que informações sobre candidatos não serão objeto de checagem. “O TRE-PR não pretende combater as Fake News entre candidatos, mas aquelas relacionadas à própria Justiça Eleitoral”, finalizou.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
15º
Tempo nublado
Guarapuava
13º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento da Sra Lidia Wolk Prado aos 97 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Eny Sponholz de Carvalho aos 101 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Mironco Liscuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Josefa Lojyk Borsuk Lubczyk.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Malko.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Dirceu Bohaczuk.
  • Receita Estadual do Paraná institui grupo de estudos sobre a Reforma Tributária
  • Museu Paranaense terá na próxima semana oficina gratuita de introdução à robótica
  • Com apoio do Estado, 200 jovens vão atuar como agentes cooperativistas no campo
  • Sanepar lança edital para compra de resíduos orgânicos para produção de biogás
  • Registro no Cadastur é obrigatório para acesso a crédito com baixas taxas de juros
  • MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Pinhão e Reserva do Iguaçu para apurar ataque armado a grupo de sem-terras que ocupam propriedade rural