Deputado Cezar Silvestri é homenageado com nome de UBS em Guarapuava

1 de junho de 2020 às 11:09

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Saúde, fez a entrega da Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro São Cristóvão.

O momento foi emocionante, não só por se tratar da realização de um sonho da comunidade, mas por ter recebido o nome, in memoriam, de um político que contribuiu efetivamente para a melhoria da saúde pública no município, o deputado Cezar Silvestri.

“Para mim é difícil falar sobre o meu pai, mas é de grande importância vê-lo sendo homenageado, principalmente na área da saúde, que foi onde ele batalhou tanto.

Esse vai ser um dos mais importantes espaços de serviço público da cidade. É uma unidade diferenciada com capacidade para duas ou três equipes e atenderá um bairro populoso.

Nessa região, é a quarta UBS que passou pelo processo de revitalização ou construção. Esperamos, também, que as equipes e a população recebam essa obra sabendo que fazemos isso prezando pela saúde de todos”, ressaltou o Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri.

Antes, a UBS São Cristóvão funcionava em uma casa alugada e atendia em média 4.600 moradores. Agora, a sede própria instalada na Avenida Antônio Losso, no antigo parque de máquinas da prefeitura, tem espaço de aproximadamente 250 m².

A obra é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, com investimento de mais de R$ 840 mil. “Nós estamos na maior crise da saúde mundial e enfrentando isso tudo de cabeça erguida, com transparência e investindo em saúde.

Estamos muito felizes por essa ser a última unidade que nós estávamos com urgência em entregar, devido a necessidade da comunidade”, comentou o secretário de Saúde, Celso Goes.

Além de consultórios médicos, a unidade contará com uma sala exclusiva do programa Mamãe Guará e salas de atendimento odontológico e de vacinas.

Uma cisterna foi instalada no prédio e captará água da chuva para a limpeza do local, levando em conta questões ambientais e a economia de recursos. “Este é um espaço de excelente qualidade, com uma estrutura semelhante a de uma emergência. As instalações vão beneficiar tanto a comunidade, quanto a equipe, pois um local adequado de trabalho é mais uma motivação para o bom atendimento”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro.

Homenagem

O nome da UBS foi sugerido por meio de um projeto de lei de autoria do vereador Pedro Moraes, que destacou a importância o trabalho de Cezar Silvestri.

“Entre muitos feitos, temos orgulho e gratidão por ele ter iniciado o processo para viabilização do Hospital do Câncer, oportunizando que o Hospital São Vicente pleiteasse a radioterapia”, comentou.

O presidente da Câmara, João Carlos Gonçalves, também relembrou a atuação política do ex-deputado. “Sem dúvida nenhuma ele deixou um legado a ser seguido.

Cabe a nós que queremos ter êxito, termos que seguir os bons políticos, este é um político a ser seguido, ser lembrado”.

A deputada Cristina Silvestri, viúva do homenageado, destacou o empenho do marido nas áreas de educação e, especialmente, da saúde. “Ele sempre dizia que, com relação a saúde, não poderia haver diferença nos atendimentos.

Todos as pessoas deveriam ter a mesma oportunidade seja rico, pobre, criança ou idoso e  receber tratamentos adequados e dignos. Então, é uma honra ver esta homenagem, lembrando esse importante papel dele nesse sentido”, declarou.

Cezar Silvestri

Cezar Augusto Carollo Silvestri nasceu em Guarapuava, em 1 de agosto de 1954. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, em 1977. Onze anos depois, em 1988, iniciou a vida pública, como vice prefeito de Guarapuava.

Sua trajetória política foi pautada nas pessoas, com cuidado especial para os que trabalham na área da saúde. Trabalhando com seriedade, ajudou a construir parte da história do município.

Atuou como chefe da Casa Civil, secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná e presidente da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar). Foi deputado estadual três vezes consecutivas (em 1990, 1994 e 1998) e, também três vezes, foi eleito deputado federal (2002, 2006 e 2010).

Na Assembleia Legislativa do Paraná, entre outros cargos, foi presidente das comissões de Orçamento, Obras Públicas, Transporte e Comunicações.

Na Câmara, presidiu a comissão de Defesa do Consumidor e foi membro titular das comissões de Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e da Comissão Mista de Orçamento.

Cezar Silvestri faleceu em 10 de outubro de 2018, em Curitiba, com 64 anos. Pai de Cesar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava, e marido de Isabel Cristina Silvestri, deputada estadual.

Prudentópolis
11º
Tempo limpo
Ponta Grossa
11º
Tempo limpo
Guarapuava
11º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
17º
Tempo limpo
União da Vitória
11º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Antonio Valdivino Ribeiro dos Santos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Nadia Martinhuk  Gelinski aos 81 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Olga Prenechuki Rodovanaki
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Amélia Andre Suchodolak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Nair Alves De Oliveira Parolin.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • Pavimentação de estradas rurais: convênios firmados no 1º semestre somam R$ 125 milhões
  • Governo Federal adia teste de alerta de desastres climáticos em Morretes e União da Vitória
  • Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor
  • Nova espécie de abelha é descoberta por professora da Unicentro
  • Concessionária apresenta agenda de obras rodoviárias para comunidade portuária
  • Cristina Silvestri pede ação do Estado para garantir direitos dos proprietários de terra em Guaíra