Óbito por Covid-19 de moradora de Prudentópolis é falso, diz prefeitura.

1 de junho de 2020 às 12:20

Imagem: PMP Nota OFICIAL

 

A prefeitura municipal de Prudentópolis usou das redes sociais na manhã de hoje (1), para desmentir morte por Covid-19 de moradora do município. O fato ganhou repercussão após ter sido publicada por uma página com o nome de “Direita Prudentópolis”, a qual não é reconhecida pelos lideres do Direita Paraná, movimento este que possui o registro de tal nomenclatura, e já possui uma página oficial em Prudentópolis, também tendo a mesma manifestado-se em nota que não reconhece tal página como propriedade do movimento.
A postagem da página não oficial dizia que uma senhora residente em Prudentópolis, teria entrado em óbito, em um hospital da cidade de Guarapuava e que a certidão de óbito da mesma teria sido emitida com a causa da morte Covid-19. Apesar dos órgãos de saúde de Guarapuava e do estado não apontarem nenhuma morte nos relatórios oficiais a postagem foi republicada por outra página da terra das cachoeiras, causando ainda mais repercussão sobre o assunto.
Na página à qual foi publicada a informação falsa, uma parente da senhora em óbito já havia informado que a moradora de Prudentópolis teria falecido por problemas no coração que se agravaram recentemente.
Antes da publicação da matéria a página que originou o boato já havia excluído a postagem sobre a situação.
Por se tratar de fake news, a secretaria de saúde de Prudentópolis veio à publico através de nota oficial publicada nas redes sociais da prefeitura local para desmentir a situação, confira a nota na integra abaixo:
Em data de 31 de Maio, ontem, foi veiculada postagem em rede social em perfil particular, noticiando que na semana passada teria ocorrido um óbito de uma senhora de Prudentópolis, na cidade de Guarapuava e que o atestado de óbito teria constado como causa da morte a COVID-19, sugerindo ainda a postagem que esconder é crime.
Tal publicação causou alarde e grande preocupação em parte da população.
Primeiramente, informa-se que trata-se de notícia falsa, com conteúdo irresponsável e capaz de causar pânico na população.
Em data de 08 de maio, uma paciente foi transferida com suspeita de COVID-19 para a referência do município que é o Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava, nesta data foi realizada a coleta de swab para exame de RT-PCR.
Na data de 11 de maio o resultado foi negativo para COVID-19.
A paciente permaneceu internada no hospital e evoluiu a óbito no dia 18 de maio. Conforme o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, pacientes inicialmente suspeitos, mesmo com resultado negativo em primeira amostra, devem obrigatoriamente ter exame colhido no pós óbito para confirmação do resultado e emitida a declaração de óbito como suspeita de COVID bem como realizar os procedimentos de funeral conforme caso suspeito.
Foi realizada a segunda coleta portanto, após o óbito, no dia 18 de maio, com resultado negativo em 21 de maio, sendo descartado a causa de óbito como Coronavírus. Salienta-se também que todos os casos suspeitos são notificados tanto pelas unidades de saúde e hospitais do município, bem como do Hospital de referência no sistema Notifica COVID da SESA e os casos positivos computam no boletim do estado do Paraná que é atualizado diariamente.
A irresponsabilidade na propagação de notícias falsas ou com conteúdo não
checado contribuem apenas para o apavoramento da população, e para a perda de tempo das equipes de saúde em desmentir boatos despropositados.
O caso da notícia falsamente veiculada será encaminhado às autoridades policiais e judiciais para verificação do cometimento em tese da contravenção penal prevista no artigo 41 do Decreto Lei 3688/1941, já que provoca alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, e pratica ato capaz de produzir pânico ou tumulto.
Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
17º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Município de Prudentópolis participa do 6° Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Lunardelli
  • Celso Góes e Ratinho Junior entregam obras de duplicação da Br-277 em Guarapuava
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática