Colaboração Repórter Kiko Oliveira.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Imagem Ilustrativa
Rio de Janeiro/RJ – Na manhã desta segunda-feira, 01/06, policiais federais prenderam em flagrante um homem, de 23 anos, no momento em que tentava sacar benefícios do auxílio emergencial do Governo em nome de outras pessoas.
O flagrante ocorreu na agência da CEF – Caixa Econômica Federal – localizada no Jardim Sulacap, bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.
Com o preso, os policiais apreenderam uma lista com nomes e dados de pessoas que seriam vítimas da fraude. A dinâmica do saque consistia na utilização do aplicativo da CEF com geração de senhas via QR Code.
O homem informou aos policiais que obteve os dados de qualificação das vítimas por ocasião de seu trabalho em uma ONG – Organização Não Governamental – que prestava serviço para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no PAM de Irajá/RJ, onde tinha acesso ao sistema do CRAS (Conselho Regional de Assistência Social).
Policiais Federais da Delegacia Fazendária com o apoio do Núcleo de Inteligência da CEF monitoram ação de fraudadores desde o pagamento da 1ª parcela do auxílio.
O preso foi conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante por tentativa de estelionato, com sua pena aumentada, conforme previsto no parágrafo 3º do artigo 171 do Código Penal. A pena para o crime pode chegar a 5 anos de reclusão.
Fonte: PF