Governo propõe parceria com Exército para elaboração de projetos

2 de junho de 2020 às 16:34

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (02), no Palácio Iguaçu, o novo comandante militar do Sul do Exército Brasileiro, general Valério Stumpf. No encontro, o governador apresentou uma proposta de parceria com o Exército para a elaboração de projetos estruturantes do Estado.

O Banco de Projetos do Governo do Estado envolve reestruturação de rodovias, obras em ferrovias e da área da segurança pública. Lançado em 2019, o Banco de Projetos disponibiliza R$ 350 milhões exclusivamente para projetos executivos e envolve, além da reestruturação de rodovias, obras em ferrovias e na área da segurança pública.

“Trata-se do maior aporte de recursos para planejamento da história do Estado, e foi desenvolvido para resolver grandes gargalos na infraestrutura paranaense”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“O Exército conta em seus quadros com arquitetos e engenheiros, que podem participar,  dando mais agilidade à etapa de elaboração de projetos”, reforçou o secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

ESA – O Paraná poderá receber a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) que será construída pelo Exército Brasileiro.  Esse foi outro assunto tratado na reunião do governador com o General Valério Stumpf.

“Foi uma reunião de apresentação, já que o General Stumpf assumiu o Comando Militar do Sul no fim de abril. Conversamos sobre muitas coisas, questão de segurança, fronteiras, dengue e Covid-19. E fizemos a solicitação para que, se possível, a Escola de Sargentos das Armas seja transferida aqui para o Estado”, afirmou Ratinho Junior.

A intenção do Exército é desativar a atual sede da escola, em Três Corações (MG), e transferir toda a estrutura para um novo local, projetado especialmente para receber os alunos. De acordo a instituição, o centro de formação em Minas foi adaptado, usando as dependências de um antigo quartel que não estava em uso. O ESA forma anualmente dois mil novos sargentos.

Assessor institucional do Exército no Paraná, o coronel Rolando Pacheco explicou que o projeto é grandioso, mas que somente agora está começando a sair do papel. Segundo ele, o Exército vai avaliar um terreno entre Curitiba e Ponta Grossa que poderia receber a escola. “Estamos apenas começando a conversar. Não há nada definido, nem prazos”, disse.

Ainda de acordo com ele, o General Valério Stumpf ficará até quinta-feira (04) visitando algumas cidades paranaenses. Com sede em Porto Alegre, o Comando Militar do Sul é responsável por toda a estrutura do Exército nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Prudentópolis
15º
Tempo limpo
Ponta Grossa
14º
Tempo limpo
Guarapuava
10º
Tempo limpo
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
15º
Parcialmente nublado
União da Vitória
13º
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos  o falecimento do Sr. Leandro Schafranski aos 32 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Silvana Izabel Machado Spisila aos 60 anos
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Sindi Saúde, comunicam o falecimento do Sr Edmundo Krassowski.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr Nestor Gaudeda.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Erondina da Silva.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Paulo Rebinski aos 52 anos de idade.
  • Unidade prisional de Pitanga doa 590 kits com toucas e cachecóis para instituições sociais
  • Copel mantém nota máxima em avaliação de crédito da Fitch
  • Para prevenir pragas, Adapar normatiza acesso de máquinas agrícolas ao Paraná
  • Frente fria no Estado: menor temperatura do Paraná é registrada em Palmas
  • IAT divulga dados da compensação pela exploração de recursos minerais no Paraná
  • Inscrições do programa que vai custear bolsas e curso de TI para mil jovens estão abertas