Governo propõe parceria com Exército para elaboração de projetos

2 de junho de 2020 às 16:34

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (02), no Palácio Iguaçu, o novo comandante militar do Sul do Exército Brasileiro, general Valério Stumpf. No encontro, o governador apresentou uma proposta de parceria com o Exército para a elaboração de projetos estruturantes do Estado.

O Banco de Projetos do Governo do Estado envolve reestruturação de rodovias, obras em ferrovias e da área da segurança pública. Lançado em 2019, o Banco de Projetos disponibiliza R$ 350 milhões exclusivamente para projetos executivos e envolve, além da reestruturação de rodovias, obras em ferrovias e na área da segurança pública.

“Trata-se do maior aporte de recursos para planejamento da história do Estado, e foi desenvolvido para resolver grandes gargalos na infraestrutura paranaense”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“O Exército conta em seus quadros com arquitetos e engenheiros, que podem participar,  dando mais agilidade à etapa de elaboração de projetos”, reforçou o secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

ESA – O Paraná poderá receber a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) que será construída pelo Exército Brasileiro.  Esse foi outro assunto tratado na reunião do governador com o General Valério Stumpf.

“Foi uma reunião de apresentação, já que o General Stumpf assumiu o Comando Militar do Sul no fim de abril. Conversamos sobre muitas coisas, questão de segurança, fronteiras, dengue e Covid-19. E fizemos a solicitação para que, se possível, a Escola de Sargentos das Armas seja transferida aqui para o Estado”, afirmou Ratinho Junior.

A intenção do Exército é desativar a atual sede da escola, em Três Corações (MG), e transferir toda a estrutura para um novo local, projetado especialmente para receber os alunos. De acordo a instituição, o centro de formação em Minas foi adaptado, usando as dependências de um antigo quartel que não estava em uso. O ESA forma anualmente dois mil novos sargentos.

Assessor institucional do Exército no Paraná, o coronel Rolando Pacheco explicou que o projeto é grandioso, mas que somente agora está começando a sair do papel. Segundo ele, o Exército vai avaliar um terreno entre Curitiba e Ponta Grossa que poderia receber a escola. “Estamos apenas começando a conversar. Não há nada definido, nem prazos”, disse.

Ainda de acordo com ele, o General Valério Stumpf ficará até quinta-feira (04) visitando algumas cidades paranaenses. Com sede em Porto Alegre, o Comando Militar do Sul é responsável por toda a estrutura do Exército nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
15º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024