Obras da Cohapar mantêm mais de 5 mil empregos no Paraná

9 de julho de 2020 às 10:31

Foto: AENPR

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) não paralisou nenhuma de suas obras durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. São 1.960 unidades habitacionais em construção em todo o Paraná que, juntas, geram 5.017 empregos. A estimativa é baseada em dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, que calcula 2,56 empregos gerados para cada unidade habitacional em construção, sendo 40,13% diretos e 59,8% indiretos.

Nenaldo de Ramos está trabalhando na obra da Cohapar em Cantagalo, no Centro-Sul do Paraná, onde estão em construção 119 casas urbanas do programa Nossa Gente Paraná. Há 11 meses no canteiro de obras, ele conta que não houve pausa, mesmo com a pandemia. “Não interromper os trabalhos foi muito importante para muitos pais de família que estão tirando daqui o sustento. É bom para a empresa, que não para, e é bom para nós que precisamos ganhar dinheiro para manter a família”, afirma.

De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, além de gerar empregos, as obras em andamento ajudam a movimentar a economia no Estado. “As obras exigem compra de materiais de construção, telha, cimento, grama. Tudo isso gira a economia, mantém empregos no comércio e permite que o Estado continue operando mesmo durante este período tão difícil”, afirma.

INVESTIMENTOS – Os investimentos nas obras em andamento da Cohapar somam R$ 133,8 milhões, resultando em uma arrecadação tributária ao Paraná de R$ 8,225 milhões. A companhia já trabalha em um plano de retomada da economia após a pandemia que deve ser apresentado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior até o final de julho. “Neste cenário, ampliaremos a quantidade de obras no Estado, gerando muito mais empregos e arrecadação de impostos”, prevê Lange.

PRECAUÇÕES – Para garantir a segurança dos trabalhadores nas obras, a Cohapar emitiu comunicado que orienta todas as contratadas a seguirem à risca as recomendações sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde para garantir a segurança dos trabalhadores.

A maioria redistribuiu os funcionários de forma que fosse mantida a distância devida, sempre trabalhando de máscara e afastando imediatamente quem porventura apresente sintomas da doença. “Com todas estas precauções tomadas tivemos poucos afastamentos ou casos de contágio”, afirma Lange.

OBRAS – A Cohapar mantém obras dentro de diferentes programas. Um deles é o Vida Nova, iniciativa do Governo do Estado para reduzir o número de favelas no Paraná. Lançado no final de 2019, o programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas em parceria com a Cohapar e visa atender 2,5 mil famílias por ano, de todo o Estado, até de 2022.

A primeira obra do programa está em licitação e acontecerá no município de Jandaia do Sul (Vale do Ivaí), onde serão construídas 75 unidades para o desfavelamento total da Vila Santo Antonio.

O Casa Fácil destina-se à construção de moradias vendidas por financiamento. Uma das obras que está em fase final é no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba – são 56 unidades habitacionais.

Em Jaguariaíva (Campos Gerais) e Foz do Iguaçu (Oeste) estão sendo construídas 80 unidades do programa Viver Mais Paraná, voltado ao atendimento de idosos com renda de um a seis salários mínimos. Em parceria com as prefeituras, a Cohapar contrata construtoras via licitação para a construção de condomínios horizontais fechados, com 40 moradias cada, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer.

Dentro do programa Nossa Gente, as habitações são doadas para famílias em situação de extrema pobreza. No município de Prudentópolis (Centro-Sul) há 89 casas em construção.

No município de Rebouças (Centro-Sul) a Cohapar desmanchou uma favela que existia no município. As famílias foram para outro local e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho está pagando aluguel social de novas casas até que as 53 unidades em construção estejam concluídas. As obras já estão em fase final, com previsão de entrega para o início do segundo semestre.

Fonte: AENPR

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Tempo nublado
Londrina
26º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Senhor João Gelinski aos 89 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Suzana Filus  da Silva aos 85 anos.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Cecília Slominski Krazouski
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sra. Doracema Fausto Charnei. Ocorrido hoje, aos 84 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhora Leocádia Gura Klos aos 82 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do senhor José Kulek Sobrinho aos 63 anos de idade.
  • Com a volta do calor, IAT apresenta guia para curtir as cachoeiras do Paraná
  • Centro Integrado de Atendimento à Mulher é inaugurado em Irati; Veja ao vídeo.
  • Itaipu recebeu 48.567 visitas em novembro, 12,6% a mais do que em 2022
  • Copel dá dicas para garantir segurança na instalação e uso da decoração natalina
  • Com restrições, IAT autoriza captura do caranguejo-uçá a partir desta sexta-feira
  • Boletim da Secretaria da Agricultura detalha impacto do El Niño na produção paranaense