Assembleia aprova mudanças que aprimoram advocacia dativa.

12 de agosto de 2020 às 07:39

A advocacia paranaense teve mais um motivo para comemorar o Dia do Advogado, nesta terça-feira (11).

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou em primeira votação, por unanimidade dos votos, o Projeto de Lei 01/2020, do Poder Executivo, que atualiza a Lei 18.664/2015 e aprimora a regulação da atuação dos defensores dativos no Estado.

“É uma demanda antiga da categoria e que agora será atendida neste projeto de lei construído de forma conjunta pela OAB/PR [Ordem dos Advogados do Brasil], pelo Governo do Estado e pelos deputados estaduais.

A nossa comissão, por determinação do presidente Cássio Lisandro Telles, vem trabalhando na modernização da legislação paranaense e os avanços têm sido significativos”, afirmou o advogado prudentopolitano Dylliardi Alessi, que preside a Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-PR.

“Vale ressaltar que essas alterações não provocam impacto financeiro ao Estado. O que muda é a desburocratização tanto para a prestação de serviços como para remuneração aos defensores dativos”, reforçou.

O advogado dativo

O presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-PR destacou a importância da atuação do advogado dativo, pois atua em todas as regiões do Estado, principalmente onde a Defensoria Pública não alcança.

“O defensor dativo tem um papel social muito importante, pois atende a população vulnerável, justamente aquela que tem mais dificuldades para alcançar a Justiça”, enalteceu Dylliardi.

“Essas alterações agilizarão o atendimento à população hipossuficiente, ou seja, a camada mais carente da sociedade paranaense”.

Segundo levantamento da OAB-PR, hoje são 24 mil advogados dativos regularmente inscritos e que prestam serviços em 161 comarcas. Em 2019 foram atendidas 96 mil pessoas nas áreas de Direito Penal, Direito da Família e Direito Cível.

A OAB ficará responsável por organizar a relação dos dativos por comarca e especialidade e a nomeação dos mesmos obedecerá a ordem cronológica de inscrição.

Qualquer profissional regularmente inscrito na OAB poderá ofertar seus serviços de dativo, realizando sua habilitação por meios eletrônicos disponibilizados pela entidade.

 

Prudentópolis
24º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
22º
Tempo nublado
Curitiba
23º
Tempo limpo
Londrina
28º
Tempo limpo
União da Vitória
22º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do senhor Elias Saplak aos 91 anos.
  • Convite para missa de 7° dia de falecimento
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Ana Ditkun.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi – Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Alayde Lichi Americano.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Maria Jak Stempniak.
  • Prefeito de Ivaí Orli de Cristo lamenta a morte do Sr Guilherme Salvadori aos 106 anos de idade
  • O município de Prudentópolis alerta sobre ponto de descarte correto de lâmpadas
  • Estado e Ambev formatam novos cursos de empreendedorismo feminino e jovem
  • Estado publica Cartilha de Orientação do Patrimônio Cultural
  • Abertura das inscrições para o Concurso Público 2024 da cidade do Turvo
  • Com início das concessões, atendimento aos usuários tem novos 0800 nos lotes 1 e 2
  • Sanepar distribuiu mais de 280 mil copos de água durante o Verão Maior Paraná