Assembleia aprova mudanças que aprimoram advocacia dativa.

12 de agosto de 2020 às 07:39

A advocacia paranaense teve mais um motivo para comemorar o Dia do Advogado, nesta terça-feira (11).

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou em primeira votação, por unanimidade dos votos, o Projeto de Lei 01/2020, do Poder Executivo, que atualiza a Lei 18.664/2015 e aprimora a regulação da atuação dos defensores dativos no Estado.

“É uma demanda antiga da categoria e que agora será atendida neste projeto de lei construído de forma conjunta pela OAB/PR [Ordem dos Advogados do Brasil], pelo Governo do Estado e pelos deputados estaduais.

A nossa comissão, por determinação do presidente Cássio Lisandro Telles, vem trabalhando na modernização da legislação paranaense e os avanços têm sido significativos”, afirmou o advogado prudentopolitano Dylliardi Alessi, que preside a Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-PR.

“Vale ressaltar que essas alterações não provocam impacto financeiro ao Estado. O que muda é a desburocratização tanto para a prestação de serviços como para remuneração aos defensores dativos”, reforçou.

O advogado dativo

O presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-PR destacou a importância da atuação do advogado dativo, pois atua em todas as regiões do Estado, principalmente onde a Defensoria Pública não alcança.

“O defensor dativo tem um papel social muito importante, pois atende a população vulnerável, justamente aquela que tem mais dificuldades para alcançar a Justiça”, enalteceu Dylliardi.

“Essas alterações agilizarão o atendimento à população hipossuficiente, ou seja, a camada mais carente da sociedade paranaense”.

Segundo levantamento da OAB-PR, hoje são 24 mil advogados dativos regularmente inscritos e que prestam serviços em 161 comarcas. Em 2019 foram atendidas 96 mil pessoas nas áreas de Direito Penal, Direito da Família e Direito Cível.

A OAB ficará responsável por organizar a relação dos dativos por comarca e especialidade e a nomeação dos mesmos obedecerá a ordem cronológica de inscrição.

Qualquer profissional regularmente inscrito na OAB poderá ofertar seus serviços de dativo, realizando sua habilitação por meios eletrônicos disponibilizados pela entidade.

 

Prudentópolis
24º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
24º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024