Bispos do Paraná emitem nota sobre as eleições municipais de 2020.

13 de agosto de 2020 às 18:27

Como ocorre em todos os anos de eleições, o Regional Sul 2 da CNBB, que compreende a Igreja no Paraná, lançou a Cartilha de Orientação Política 2020, que detalha sobre as eleições para prefeitos e vereadores, que desta vez, serão realizadas em novembro.

Os bispos do Estado lembram que por causa do Coronavírus, o período eleitoral será muito peculiar e, por isso, candidatos e eleitores precisam de muito discernimento e consciência política para, enfim, elegerem seus representantes que atuarão pelos próximos quatro anos.

Após uma reunião realizada em Curitiba no último dia 11 de agosto os bispos que integram o Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2, escreveram uma nota dirigida a todo clero diocesano, aos religiosos e religiosas, às lideranças das pastorais, organismos e movimentos da Igreja do Paraná, a todos os cristãos católicos e aos pré-candidatos nas eleições de 2020.

Conforme o documento, os candidatos a prefeitos e vereadores “são chamados a renovar e reanimar a esperança do povo cristão em dias melhores”. A nota reforça ainda, que a política, quando exercida segundo seus nobres princípios, tem esse potencial.

Por isso, a necessidade de reforçar o convite para que seja utilizada a Cartilha de Orientação Política, a fim de animar as comunidades a serem espaço de diálogo e fortalecimento da democracia, em vista de uma participação consciente e responsável no processo eleitoral.

Leio abaixo, a nota na íntegra:

NOTA DOS BISPOS DO PARANÁ SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

Curitiba, 11 de agosto de 2020.

“A boa política está a serviço da vida e da paz”

Em 2020, apesar de todos os contratempos trazidos pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), teremos as eleições municipais, a serem realizadas no mês de novembro. Participar desse momento político e escolher, com responsabilidade, aqueles que irão governar nossos municípios, é muito importante. Por isso, como já é tradição, o Regional Sul 2 da CNBB publicou a Cartilha de Orientação Política, a fim de orientar de forma sadia os cidadãos, especialmente os cristãos católicos, neste período eleitoral.

Após a reunião do dia 11 de agosto, nós, bispos do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2, decidimos escrever essa nota dirigida a todo clero diocesano, aos religiosos e religiosas, às lideranças das pastorais, organismos e movimentos da Igreja do Paraná, a todos os cristãos católicos e aos pré-candidatos nas eleições 2020. Vocês são chamados a renovar e reanimar a esperança do povo cristão em dias melhores. A política, quando exercida segundo seus nobres princípios, tem esse potencial. Por isso, os exortamos a utilizar a Cartilha de Orientação Política para animar as comunidades a serem espaço de diálogo e fortalecimento da democracia, em vista de uma participação consciente e responsável no processo eleitoral.

Sabemos que trabalhar a questão política no cenário atual, em que vivemos a maior crise de saúde do mundo, será um grande desafio, que exigirá empenho e criatividade. Muitas famílias foram atingidas pela pandemia do Coronavírus. Além das milhares de vidas que foram ceifadas, muitas passam por grandes necessidades para se sustentar. Esse cenário crítico nos mostra a importância de escolher governantes capazes de gerenciar crises, comprometidos com a justiça e a ética, colocando a vida sempre acima da economia.

A missão evangelizadora da Igreja implica também a atenção às questões sociais e políticas, pois, como nos diz o Papa Francisco, “a política é uma das formas mais elevadas de caridade, pois busca o bem comum”. Dessa forma, onde a vida humana é ameaçada ou o ser humano não encontra condições dignas de viver, a Igreja se envolve e intervém. Por isso, é tão importante nesse momento conclamar os cristãos católicos a participarem, com consciência e responsabilidade, do processo eleitoral que viveremos em breve.

A Cartilha de Orientação Política é um subsídio apartidário, oferecido pela Igreja Católica, que visa colaborar na formação de uma sadia consciência política, ajudando, especialmente, os cristãos leigos e leigas a escolher e votar bem em candidatos idôneos e comprometidos com a vida e o bem de todos. Por isso, pedimos que façam essa Cartilha chegar às mãos dos cristãos católicos, e de todas as pessoas de boa vontade, de nosso Brasil. Que ela seja um material de estudo e que suscite o debate de ideias, que fortalece a democracia e a busca por um País mais justo, humano e fraterno.

Acreditamos que a política, quando exercida de forma correta, está a serviço da vida e da paz e isso fortalece nossa esperança e nos motiva a olhar para o futuro confiando que dias melhores virão. Pedimos que os cristãos católicos, mesmo em meio as adversidades desse tempo, se organizem para fazer das eleições municipais de 2020 uma oportunidade para fortalecer a democracia.

Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, abençoe, proteja e acompanhe candidatos e eleitores durante esse pleito eleitoral.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Regional Sul 2

Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba e Vice-Presidente do Regional Sul 2

Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2

Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa e representante da Província Eclesiástica de Curitiba

Dom Edgar Xavier Ertl
Bispo de Palmas-Francisco Beltrão e representante da Província Eclesiástica de
Cascavel

Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí e representante da Província Eclesiástica de Maringá

Dom Carlos José de Oliveira
Bispo de Apucarana e representante da Província Eclesiástica de Londrina

Dom Volodemer Koubetch
Arquieparca ucraniano e representante da Igreja Católica do Rito Ucraniano

 

Fonte: Diocese de Guarapuava

 

Prudentópolis
32º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
29º
Parcialmente nublado
Guarapuava
28º
Tempo limpo
Curitiba
28º
Parcialmente nublado
Londrina
32º
Parcialmente nublado
União da Vitória
32º
Tempo limpo
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sra. Lucia Zubek.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Teodoro Haidamacha, aos 78 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Lucia Preslak, aos 75 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sra Jaroslava Peretiatko Kassiano aos 89 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr Ivo Smanioto.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento do Sr. Alcides Thimoteo aos 85 anos de idade.
  • Consulta pública: 82 dos 126 colégios optam pelo modelo cívico-militar para 2024
  • Encontro estadual de bombeiras discute atuação das mulheres nas forças de segurança
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Arestides Pereira, aos 76 anos de idade
  • Festa em homenagem a São Nicolau em Marcondes 2ª Linha vai movimentar Prudentópolis neste fim de semana
  • Agepar e universidade portuguesa firmam parceria para intercâmbio de conhecimentos
  • Sanepar pode ter 2ª planta do mundo de hidrogênio renovável em parceria com empresa alemã