Irati terá que realizar concurso para substituir professores temporários.

17 de agosto de 2020 às 17:35

O Município de Irati (Região Centro-Sul) deverá realizar concurso público para substituir professores contratados temporariamente em situação que desconfigurou o caráter emergencial dessa medida.

Devido aos atuais impactos administrativos e financeiros causados pela pandemia da Covid-19, o prazo para o cumprimento da determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná é de 18 meses.

A decisão é da Primeira Câmara do TCE-PR e foi tomada no julgamento, pelo registro, de 37 admissões de professores resultantes do teste seletivo regulamentado pelo Edital nº 1/2019.

A conclusão do relator do processo, auditor Tiago Alvarez Pedroso, acompanhada pelo colegiado, foi de que a medida descumpriu o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal e o artigo 2º da Lei Municipal nº 1684/2001, que regulamenta as contratações temporárias em Irati.

Em seu voto, Pedroso destacou que a contratação temporária de servidores “é exceção à regra do concurso público consagrada pela Constituição Federal, e somente é admitida nas restritas hipóteses previstas em lei, exclusivamente em casos de necessidade temporária de excepcional interesse público”.

Ele também destacou que o inciso IV do artigo 2º da Lei Municipal nº 1684/2001 admite a contratação temporária de professor “nos casos de substituição por motivo de licença para tratamento de saúde, licença gestação, falecimento e demais necessidades que se verifiquem para atender situações emergenciais que demandam providência imediatas”.

Embora a administração municipal tenha justificado que a contratação temporária de professores decorreu “da urgente e extrema necessidade para suprir a defasagem do quadro de pessoal efetivo”, o relator considerou que as contratações resultantes do teste seletivo nº 1/2019 não se enquadraram nas regras da Constituição e da lei municipal.

“As contratações estão sendo realizadas, em grande parte, para a substituição de professores que foram exonerados ou aposentados há mais de dois anos, o que descaracteriza o caráter emergencial e temporário, por haver transcorrido tempo suficiente para a contratação de servidores em caráter efetivo via concurso público”, enfatizou o relator.

Pedroso observou também que a contratação de professores temporários se tornou uma prática corriqueira no Município de Irati e que, pelas informações trazidas ao processo, estava na iminência de ser repetida.

Seguindo a instrução da Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE) e do parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR), o voto do relator foi aprovado, por unanimidade, na sessão virtual nº 9 da Primeira Câmara, concluída em 23 de julho.

O prazo de 18 meses para a realização do concurso passará a contar a partir do trânsito em julgado da decisão, contida no Acórdão nº 1731/20 – Primeira Câmara, veiculado em 3 de agosto, na edição nº 2.352 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). Cabe recurso.

 

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Parcialmente nublado
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
15º
Tempo nublado
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados