Aprovado projeto de Martins que cria “Semana Estadual do Rádio” no Paraná.

28 de agosto de 2020 às 08:26

Foi aprovado em segunda discussão, com 51 votos favoráveis, na sessão plenária remota desta quarta-feira (26) da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei nº450/2020, de autoria do deputado Luiz Carlos Martins, que institui a Semana Estadual do Rádio no Paraná.

O projeto inclui a Semana no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná com base no dia 25 de setembro, data de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1922 (hoje, Rádio MEC).

O objetivo de Martins foi celebrar a importância do meio, que chega a ser consumido por 83% da população brasileira, sendo que na Grande Curitiba o índice chega a 86%, com uma média diária superior a quatro horas de escuta:

“O rádio engaja, informa, emociona. É o meio de comunicação mais popular, mais acessível, que mais chega nas pessoas, em todo lugar, seja em casa, no trajeto, no trabalho. Só no Paraná, há quase 400 emissoras de rádio, para ter uma ideia”, explica Martins, autor do projeto.

O projeto de Martins, que agora segue para promulgação por parte do governador Ratinho Júnior, prevê desenvolvimento de atividades, ações e campanhas que esclareçam sobre a importância do meio rádio na divulgação de história, cultura, notícias, educação e entretenimento com cursos, oficinas e seminários – especialmente nos meios estudantil e universitário -, bem como realização de palestras e debates voltadas para radiodifusores de todo o estado, por meio de parcerias entre Poder Público, faculdades, universidades e associações representativas da área de Comunicações.

Prudentópolis
24º
Chuva
Ponta Grossa
24º
Parcialmente nublado
Guarapuava
23º
Tempo nublado
Curitiba
26º
Chuvas esparsas
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024