Irati: pregoeiro corrige irregularidade em licitação de TI e multa é afastada.

31 de agosto de 2020 às 10:01

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) deu provimento parcial ao Recurso de Revista interposto por Antônio Carlos Mucham, pregoeiro do Município de Irati (Centro-Sul do Estado) em 2018.

O recorrente questionou a decisão expressa no Acórdão nº 1288/19 – Tribunal Pleno, que havia lhe aplicado multa devido a falhas no Pregão Presencial nº 66/2018, lançado para contratar empresa encarregada de fornecer sistemas informatizados às secretarias municipais.

Naquela ocasião, além da multa ao pregoeiro, a prefeitura havia recebido a determinação para que não prorrogasse o contrato celebrado com a empresa Publitech Softwares Ltda.

Os motivos das sanções foram a injustificada menção aos sistemas de uma empresa específica – Elotech – e a falta de motivação para a modalidade de licitação escolhida: pregão presencial.

Em sua defesa, o recorrente argumentou que o processo licitatório foi realizado “de maneira totalmente legal, objetiva, imparcial e aberta à competitividade”.

Ele comprovou que a menção à empresa Elotech foi retirada do Termo de Referência que embasou o edital do Pregão Presencial 66/18. Também informou o cumprimento da determinação de que o contrato firmado com a empresa Publitech Softwares Ltda. não fosse renovado.

A Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do Tribunal e o Ministério Público de Contas (MPC-PR) se manifestaram pelo provimento parcial do recurso.

A unidade técnica e o órgão ministerial propuseram o afastamento da multa aplicada ao pregoeiro e da determinação para que a prefeitura não prorrogasse o contrato.

Esse foi o mesmo entendimento adotado pelo relator do processo, conselheiro Durval Amaral. Ele concordou com a instrução da CGM e o parecer do MPC-PR.

O relator também propôs a manutenção dos demais aspectos da decisão anterior, que não foram objeto de questionamento no presente recurso.

Os demais membros do Tribunal Pleno acompanharam o voto do relator, por unanimidade, na sessão ordinária nº 18/2020, realizada por videoconferência em 8 de julho. Não houve recurso contra a nova decisão, expressa no Acórdão nº 1479/20 – Tribunal Pleno, veiculado em 29 do mesmo mês, na edição nº 2.349 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). O processo transitou em julgado no dia 21 de agosto.

 

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Inez Sueli Conrado Bonetti aos 66 anos de idade.
  • Prefeitura de Prudentópolis lamenta a morte do ex vereador Bodan Antonio
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava