Em recurso, contas de 2014 de Inácio Martins têm parecer pela regularidade.

2 de setembro de 2020 às 18:28

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná emitiu Parecer Prévio pela regularidade com ressalvas das contas de 2014 do Município de Inácio Martins.

A decisão foi tomada no julgamento, pela procedência, do Pedido de Rescisão interposto pelo ex-prefeito desse município da Região Centro-Sul do Estado Marino Kutianski (gestão 2013-2016), contra a decisão expressa no Acórdão de Parecer Prévio nº 352/17, da Segunda Câmara da Corte.

Na decisão contestada, o TCE-PR havia considerado as contas de 2014 irregulares devido à divergência de R$ 1.468.719,32 entre os dados registrados como passivo no laudo atuarial do regime próprio de previdência social (RPPS) de Inácio Martins e os publicados no Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do Tribunal.

Em sua defesa, o recorrente alegou que houve violação da lei, uma vez que não teve a oportunidade do contraditório.

Isso porque a decisão foi publicada em diário eletrônico do TCE-PR sem intimação por via postal destinada ao seu endereço e que, na época do julgamento e publicação, não exercia mais seu mandato.

Portanto, soube da decisão pelos procuradores municipais cadastrados nos autos da decisão original.

Outro motivo justificado pelo ex-gestor foi o erro de cálculo ou erro material, visto que a falha decorreu da divergência entre o valor apurado como passivo atuarial no laudo atuarial de 2015 do RPPS e aquele registrado no SIM-AM do mesmo ano.

Segundo ele, no laudo constava o valor total da dívida que o município tinha com o fundo de previdência e, no SIM-AM, o total da dívida já descontado o valor que o município pagou durante o ano.

Dessa forma, houve divergência de anotação contábil.

A Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) entendeu que não existiu ofensa ao contraditório, pois os artigos 383 e 388 do Regimento Interno do TCE-PR determinam que, mesmo após deixar o cargo, os mandatários devem acompanhar as resoluções de seu interesse.

A unidade técnica responsável pela instrução do processo ainda considerou o equívoco no registro do passivo atuarial de 2014 e entendeu seu impacto nos registros de 2015. Em síntese, a CGM opinou pela procedência do pedido e pela conversão da irregularidade em ressalva, porque a falha foi corrigida em 2016.

O Ministério Público de Contas (MPC-PR) acompanhou esse entendimento.

O relator do processo, conselheiro Durval Amaral, seguiu a instrução da CGM e o parecer do MPC-PR, pela conversão da irregularidade em ressalva e também salientou a inexistência de ofensa ao contraditório, apoiado no artigo 57 da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).

A lei estabelece que todos os atos ordenatórios e decisórios que envolvam comunicação aos jurisdicionados são publicados em Atos Oficiais do Tribunal de Contas e estão disponíveis em meio eletrônico de amplo acesso.

Devido à falha ser ressalvada, as contas de 2014 passaram a ser consideradas regulares com ressalvas, com a manutenção da ressalva apontada na decisão original em relação ao déficit orçamentário de fontes não vinculadas.

Os demais membros da Corte acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão ordinária nº 21/2020 do Tribunal Pleno, realizada por videoconferência em 29 de julho.

Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão de Parecer Prévio nº 273/20 – Tribunal Pleno, veiculado em 11 de agosto, na edição nº 2.358 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Após o trânsito em julgado do processo, o Parecer Prévio do TCE-PR será encaminhado à Câmara Municipal de Inácio Martins.

A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal.

Para desconsiderar o juízo técnico do Tribunal, são necessários dois terços dos votos dos parlamentares.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde