Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Diácono Marcos Chmiloski será ordenado sacerdote em Prudentópolis.

5 de setembro de 2020 às 09:16
Em decorrência da pandemia, a celebração contará com número limitado de pessoas e será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São Josafat e pela Radio Copas Verdes.   

O Diácono prudentopolitano Marcos Chmiloski , será ordenado sacerdote no domingo, 06, na igreja  Natividade de Nossa Senhora , em Eduardo Chaves.

A cerimônia inicia às 9:30h e será presidida pelo bispo Eparca, Dom Meron Mazur.

Em decorrência da pandemia, a celebração contará com número limitado de pessoas e será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São Josafat e pela Radio Copas Verdes.   

O Diácono Marcos Chmilouski é filho de Pedro e Аna Chmilouski (em memória) e irmão de Otília, Adélio, Paulo, Maria, Bernadete (em memória), Joana e Eliane.

É natural desta localidade Eduardo Chaves, onde viveu parte de sua vida entre os anos 1983-1993.  Cursou aqui o ensino elementar, finalizando o primário na Escola Municipal de Vila das Flores no município de Prudentópolis-PR no final do ano 1993.

No período entre os anos 1994-1996, estudou no seminário menor São José em Prudentópolis-PR concluindo o primeiro grau (8ª série) no Colégio Estadual Manoel Ribas em Guarapuava-PR em 1997.

Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Padre Chagas em Guarapuava-PR entre os anos 1998-2002. Permaneceu com os seus familiares por mais três anos, quando sentiu forte o chamado para a vocação religiosa ingressando então no ano de 2005 no noviciado basiliano na cidade de Ivaí-PR.

Finalizado o processo formativo, seguiu para a cidade de Curitiba-PR para os cursos de Filosofia e Teologia, no entanto, ao final do ano de 2007 ano em que faleceu sua mãe, resolveu pedir afastamento da vida religiosa e ficou por três anos fora da ordem basiliana.

Neste período, o diácono entre várias experiências que teve, certamente a que mais lhe marcou e o amadureceu, foram os quatro meses que com os seus irmãos pode acompanhar e cuidar, do pai enfermo, que no dia 23 de novembro daquele ano faleceu.

Com a bênção e aprovação da cúria provincial da época, no dia 02 de fevereiro de 2011, o diácono Marcos reinicia o período formativo do noviciado em Ivaí-PR, com a vestição aos 30 de janeiro de 2012 e profissão dos votos temporários no dia 30 de janeiro de 2013, iniciando em Curitiba-PR o triênio de filosofia na faculdade São Basílio Magno, o qual concluiu em 2015.

Em 2016 iniciou os estudos teológicos na Faculdade Claretiana de Teologia – Studium Teologicum, concluindo os mesmos em 2019.

Periodo que a província brasileira (São José) lhe ofereceu a oportunidade de realizar dois cursos de pós-graduação: um em Mariologia, oferecido pela Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) em conjunto com a Paróquia/Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o segundo em Missiologia, oferecido pelo Instituto São Tomas de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte-MG.

TV NG

Mauricio Bosak Entrevista o Diácono Marcos Chmiloski que vai ser ordenado sacerdote no domingo dia 06 de setembro de 2020 em Eduardo Chaves.Acompanhe:

Posted by Nossa Gente on Thursday, September 3, 2020