Diácono Marcos Chmiloski será ordenado sacerdote em Prudentópolis.

5 de setembro de 2020 às 09:16

O Diácono prudentopolitano Marcos Chmiloski , será ordenado sacerdote no domingo, 06, na igreja  Natividade de Nossa Senhora , em Eduardo Chaves.

A cerimônia inicia às 9:30h e será presidida pelo bispo Eparca, Dom Meron Mazur.

Em decorrência da pandemia, a celebração contará com número limitado de pessoas e será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São Josafat e pela Radio Copas Verdes.   

O Diácono Marcos Chmilouski é filho de Pedro e Аna Chmilouski (em memória) e irmão de Otília, Adélio, Paulo, Maria, Bernadete (em memória), Joana e Eliane.

É natural desta localidade Eduardo Chaves, onde viveu parte de sua vida entre os anos 1983-1993.  Cursou aqui o ensino elementar, finalizando o primário na Escola Municipal de Vila das Flores no município de Prudentópolis-PR no final do ano 1993.

No período entre os anos 1994-1996, estudou no seminário menor São José em Prudentópolis-PR concluindo o primeiro grau (8ª série) no Colégio Estadual Manoel Ribas em Guarapuava-PR em 1997.

Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Padre Chagas em Guarapuava-PR entre os anos 1998-2002. Permaneceu com os seus familiares por mais três anos, quando sentiu forte o chamado para a vocação religiosa ingressando então no ano de 2005 no noviciado basiliano na cidade de Ivaí-PR.

Finalizado o processo formativo, seguiu para a cidade de Curitiba-PR para os cursos de Filosofia e Teologia, no entanto, ao final do ano de 2007 ano em que faleceu sua mãe, resolveu pedir afastamento da vida religiosa e ficou por três anos fora da ordem basiliana.

Neste período, o diácono entre várias experiências que teve, certamente a que mais lhe marcou e o amadureceu, foram os quatro meses que com os seus irmãos pode acompanhar e cuidar, do pai enfermo, que no dia 23 de novembro daquele ano faleceu.

Com a bênção e aprovação da cúria provincial da época, no dia 02 de fevereiro de 2011, o diácono Marcos reinicia o período formativo do noviciado em Ivaí-PR, com a vestição aos 30 de janeiro de 2012 e profissão dos votos temporários no dia 30 de janeiro de 2013, iniciando em Curitiba-PR o triênio de filosofia na faculdade São Basílio Magno, o qual concluiu em 2015.

Em 2016 iniciou os estudos teológicos na Faculdade Claretiana de Teologia – Studium Teologicum, concluindo os mesmos em 2019.

Periodo que a província brasileira (São José) lhe ofereceu a oportunidade de realizar dois cursos de pós-graduação: um em Mariologia, oferecido pela Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) em conjunto com a Paróquia/Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o segundo em Missiologia, oferecido pelo Instituto São Tomas de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte-MG.

TV NG

Mauricio Bosak Entrevista o Diácono Marcos Chmiloski que vai ser ordenado sacerdote no domingo dia 06 de setembro de 2020 em Eduardo Chaves.Acompanhe:

Posted by Nossa Gente on Thursday, September 3, 2020

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Chuvas esparsas
Curitiba
25º
Tempo nublado
Londrina
27º
Tempo nublado
União da Vitória
20º
Chuva
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Destaque no setor, Guarapuava integra o mapa do turismo brasileiro do Ministério do Turismo
  • Município de Prudentópolis acata recomendação do MPPR e regulamenta auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência
  • INFRAÇÃO DE TRÂNSITO NO CENTRO: VEÍCULO É REMOVIDO AO PÁTIO DA 97ª CIRETRAN
  • Curso de finanças vai ser realizado em Prudentópolis
  • IAT de Pitanga resgata macaco-prego e devolve gambá-de-orelha-branca à natureza
  • Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, a partir do Aeroporto Afonso Pena