Diácono Marcos Chmiloski será ordenado sacerdote em Prudentópolis.

5 de setembro de 2020 às 09:16

O Diácono prudentopolitano Marcos Chmiloski , será ordenado sacerdote no domingo, 06, na igreja  Natividade de Nossa Senhora , em Eduardo Chaves.

A cerimônia inicia às 9:30h e será presidida pelo bispo Eparca, Dom Meron Mazur.

Em decorrência da pandemia, a celebração contará com número limitado de pessoas e será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São Josafat e pela Radio Copas Verdes.   

O Diácono Marcos Chmilouski é filho de Pedro e Аna Chmilouski (em memória) e irmão de Otília, Adélio, Paulo, Maria, Bernadete (em memória), Joana e Eliane.

É natural desta localidade Eduardo Chaves, onde viveu parte de sua vida entre os anos 1983-1993.  Cursou aqui o ensino elementar, finalizando o primário na Escola Municipal de Vila das Flores no município de Prudentópolis-PR no final do ano 1993.

No período entre os anos 1994-1996, estudou no seminário menor São José em Prudentópolis-PR concluindo o primeiro grau (8ª série) no Colégio Estadual Manoel Ribas em Guarapuava-PR em 1997.

Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Padre Chagas em Guarapuava-PR entre os anos 1998-2002. Permaneceu com os seus familiares por mais três anos, quando sentiu forte o chamado para a vocação religiosa ingressando então no ano de 2005 no noviciado basiliano na cidade de Ivaí-PR.

Finalizado o processo formativo, seguiu para a cidade de Curitiba-PR para os cursos de Filosofia e Teologia, no entanto, ao final do ano de 2007 ano em que faleceu sua mãe, resolveu pedir afastamento da vida religiosa e ficou por três anos fora da ordem basiliana.

Neste período, o diácono entre várias experiências que teve, certamente a que mais lhe marcou e o amadureceu, foram os quatro meses que com os seus irmãos pode acompanhar e cuidar, do pai enfermo, que no dia 23 de novembro daquele ano faleceu.

Com a bênção e aprovação da cúria provincial da época, no dia 02 de fevereiro de 2011, o diácono Marcos reinicia o período formativo do noviciado em Ivaí-PR, com a vestição aos 30 de janeiro de 2012 e profissão dos votos temporários no dia 30 de janeiro de 2013, iniciando em Curitiba-PR o triênio de filosofia na faculdade São Basílio Magno, o qual concluiu em 2015.

Em 2016 iniciou os estudos teológicos na Faculdade Claretiana de Teologia – Studium Teologicum, concluindo os mesmos em 2019.

Periodo que a província brasileira (São José) lhe ofereceu a oportunidade de realizar dois cursos de pós-graduação: um em Mariologia, oferecido pela Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) em conjunto com a Paróquia/Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o segundo em Missiologia, oferecido pelo Instituto São Tomas de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte-MG.

TV NG

Mauricio Bosak Entrevista o Diácono Marcos Chmiloski que vai ser ordenado sacerdote no domingo dia 06 de setembro de 2020 em Eduardo Chaves.Acompanhe:

Posted by Nossa Gente on Thursday, September 3, 2020

Prudentópolis
11º
Chuva
Ponta Grossa
11º
Chuvas esparsas
Guarapuava
10º
Chuva
Curitiba
12º
Chuvas esparsas
Londrina
16º
Tempo nublado
União da Vitória
10º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Jose Olovati aos 78 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Regina Lusia de Lima Vaz aos 64 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel e o PAF comunicam o falecimento da Sra Rosa da Costa aos 82 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. José Acir Zanlorenzi.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Izabel de Lima
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Eliasa Ternowski.
  • Documentos descartados pela PCPR são reciclados e vão ajudar entidades assistenciais
  • Universidades estaduais do Paraná se destacam em ranking de publicações científicas
  • Com Investimento de R$ 23 milhões, Estado inicia obras de nova rodovia e viaduto em Irati
  • Novo investimento de R$ 40 milhões marca abertura da 50.ª edição da Expoleite
  • Boletim Agropecuário traz importação de pelos suínos e aumento dos produtos da pizza
  • Volume de vendas do comércio no Paraná cresce 4,5% nos 5 primeiros meses do ano