Governador entrega 15 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros.

8 de outubro de 2020 às 21:38

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (8) da comemoração dos 108 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. Na cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, ele entregou à corporação 15 novas viaturas, incluindo quatro caminhões autobomba tanque. O investimento nos veículos foi de cerca de R$ 4,5 milhões.

“Hoje é um dia muito importante para o Estado, quando se comemoram os 108 anos de história dos nossos bombeiros, que são reconhecidos nacionalmente como uma tropa de elite, muito bem treinada e sempre pronta para cumprir a sua missão.

São homens e mulheres que colocam sua vida em risco para cuidar e salvar a vida da população paranaense”, disse o governador. Na solenidade vários integrantes da corporação foram homenageados com medalhas em reconhecimento ao trabalho realizado.

Ratinho Junior ressaltou que o Governo do Estado investe fortemente para modernizar as forças que atuam na segurança. Além dos caminhões, também foram entregues vans para o transporte de equipes e dois micro-ônibus, que serão enviados a diferentes regiões do Paraná. O investimento realizado na renovação da frota da corporação, desde o ano passado, é de aproximadamente R$ 35 milhões. Quase metade dos veículos em operação são novos.

“Nosso planejamento, por meio da Secretaria da Segurança Pública e pela própria corporação, prevê sempre modernizar a frota e os equipamentos, para trazer aos bombeiros paranaenses aquilo que tiver de melhor no mundo”, afirmou o governador.

“Se temos uma tropa de elite, o maquinário que eles utilizam precisa ser o melhor disponível, para garantir sua própria proteção e também para que o trabalho seja cada vez mais eficaz”, disse.

RENOVAÇÃO – Além do que foi entregue nesta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu, nos últimos meses, 138 novos veículos, seis aparelhos desencarceradores (para resgatar vítimas presas em veículos acidentados), 20 caminhões, 20 ambulâncias, seis caminhonetes 4×4 e outros dois micro-ônibus.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, ressaltou que a renovação torna a corporação cada dia mais moderna. “Além de todos esses equipamentos e viaturas, até o nosso uniforme vai passar por um avanço tecnológico. Tudo faz parte de um planejamento estratégico para que os bombeiros prestem serviços cada vez melhores à comunidade”, afirmou.

UNIDADES – O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, ressaltou que, até 2022, 75% da frota dos bombeiros deve ser renovada. “Também planejamos ampliar a presença da corporação no território paranaense, com a construção de novas unidades nos municípios. Essa modernização e ampliação é uma necessidade constante dentro do Corpo de Bombeiros, como também a capacitação dos profissionais que atuam nesta área”, disse.

PANTANAL – O governador destacou, ainda, o serviço de excelência da tropa é prestado não apenas no Paraná, mas atende também missões em outros estados. Um exemplo são os 74 bombeiros que foram destacados para combater o fogo na região do Pantanal. O primeiro grupo se deslocou para o Mato Grosso do Sul em 15 de setembro e, na última quarta-feira (7), 35 homens e mulheres foram substituir os colegas na missão.

“A colaboração outros estados é um trabalho de praxe adotado pela corporação, que leva todo o preparo dos nossos bombeiros para auxiliar outras regiões que precisam. Para nós é um motivo de orgulho ter nossos bombeiros na linha de frente para salvar esse patrimônio de todo o Brasil que é o Pantanal”, salientou.

CAPACITAÇÃO – Além da estrutura, o processo de modernização também passa pela capacitação dos oficiais. O Governo do Estado está construindo na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, a Escola de Bombeiros, um espaço voltado exclusivamente à formação e capacitação permanente da tropa.

A unidade conta com alojamento para 127 pessoas, seis laboratórios, refeitório, nove salas de aula e auditório com 250 lugares, e vai receber equipamentos modernos, inclusive adquiridos fora do País. “A Escola de Bombeiros será responsável pela formação dos profissionais do futuro. Todos os cursos de especialização e de formação serão concentrados na unidade, que também ofertará cursos para corporações de outros estados”, afirmou o coronel Prestes.

“O bombeiro é um estudioso, que se especializa até o fim de sua carreira para estar preparado seja para o atendimento pré-hospitalar, como no combate a incêndios florestais, operações de busca e salvamento, serviço de guarda-vidas, resgate veicular, resgate em altura. Todo tipo de atividade que prestamos tem algum tipo de especialização correspondente”, explicou.

108 ANOS – O Corpo de Bombeiros do Paraná foi criado em 8 de outubro de 1912 pelo então presidente do Estado, Carlos Cavalcanti. O primeiro quartel foi erguido em Curitiba, onde hoje está localizada a Biblioteca Pública. Atualmente a corporação conta com três comandos regionais, 12 grupamentos, seis subgrupamentos independentes e o Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost).

Neste ano, a celebração precisou ser menor, por causa da pandemia do novo coronavírus. “Mas não poderíamos deixar de celebrar. Nossos bombeiros têm estado na linha de frente não só nas ocorrências do dia a dia, mas também atuando no enfrentamento à Covid-19, no combate aos incêndios florestais que se intensificaram com esta crise hídrica que assola o Estado e em tantas outras áreas. Eles merecem este respeito”, completou o coronel Prestes.

PRESENÇAS –  Participaram da solenidade o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Gabriel Mocellin; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Sílvio Rockenbach; e o deputado estadual Alexandre Amaro.

BOX

Governador condecora bombeiros que se destacaram no exercício das funções

Na solenidade, os bombeiros que se destacaram no exercício de seu trabalho foram condecorados pelo governador Ratinho Junior. As distinções também serão levadas aos comandos do Interior, para homenagear os profissionais de cada unidade.

Além disso, também foi feita uma homenagem póstuma a Phelipe Mansur, o superintendente da Casa Civil que morreu em junho deste ano em um acidente. Seus pais, João Abib Mansur e Sandra Maria Busato Mansur, receberam das mãos do governador a Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em reconhecimento pelo apoio prestado por seu filho à corporação no período em que trabalhou no Governo do Estado.

A condecoração que leva o nome do fundador do Corpo de Bombeiros do Paraná também foi entregue ao coronel Pedro Luiz Humphreys Stonoga, tenente-coronel Wilson Oliveira Paulino, tenente-coronel Arlisson Sanches Sales, major Roberto Azevedo Thereza, major Claudicir Becker, major Pedro Wagner Ogaki Malacrida, major Leandro Zotelli de Mattos, major Eduardo Gomes Pinheiro, major Alessandro Marques dos Santos, major Davi Daniel Simão, 1o tenente Marcelle Almeida Weber, subtenente Sandro Silvério Pellizzari, subtenente Antonio Jaime Sott e subtenente Hélio Francisco Gomes.

Receberam a Medalha de Atendimento Pré-Hospitalar o 1o tenente Israel Lopes de Oliveira, 2o tenente Jessé Pereira Barreto, subtenente Andersos Carlos dos Santos, 2o sargento Geudis Marcelo Milani, 3o sargento Jairo Vieira de Jesus, cabo Anderson Luiz de Christo, cabo Rodrigo Likoski Pereira, soldado Carlos Tiago Benedito, soldado Kaoani Luiza Oliveira e soldado Marlon Martins da Silva.

A Medalha de Ouro Policial Militar foi entregue ao tenente-coronel Altemistoncley Diogo Rodrigues.

Prudentópolis
28º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
25º
Tempo limpo
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Parcialmente nublado
Londrina
29º
Chuvas esparsas
União da Vitória
21º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados