Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Fechada desde março por causa do coronavírus, Ponte Internacional da Amizade é reaberta em Foz do Iguaçu

15 de outubro de 2020 às 12:11
Fronteira foi liberada para travessia apenas em veículos nesta quinta-feira (15) pelo governo paraguaio. A liberação também foi publicada no diário oficial do governo brasileiro, na noite de quarta (14), mas sem muitas restrições.

Foto: Bruna Kobus/RPC

Após quase sete meses, a Ponte Internacional da Amizade foi reaberta, nesta quinta-feira (15). A fronteira liga Cidade do Leste, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

O governo paraguaio reafirmou sobre a reabertura, na quarta-feira (14), e divulgou protocolo rigoroso sanitário para a travessia de moradores pela ponte. A liberação também foi publicada no diário oficial do governo brasileiro, na noite de quarta, mas sem muitas restrições.

Pela liberação do governo paraguaio, nos primeiros 15 dias, apenas veículos poderão entrar no país, das 5h às 14h, com retorno até a 0h.

O governo brasileiro autorizou a entrada de estrangeiros no país e também o sentido inverso, mas sem a definição exata sobre veículos ou pedestres. No decreto brasileiro, também não há definição sobre o horário de entrada na ponte.

A portaria do governo brasileiro, de 2 de outubro, já permitia a circulação entre municípios da fronteira, como Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, que são cidades gêmeas, mas apenas se o país vizinho fizesse o mesmo, por meio do princípio da reciprocidade.

A travessia por Pedro Juan Caballero fica aberta das 9h às 22h, e em Salto del Guairá funciona das 6h às 21h, segundo o governo paraguaio.
Fonte: G1PR