Eleitor pode votar com documento oficial com foto.

26 de outubro de 2020 às 22:16

Na última segunda-feira (19), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou a não obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor na votação. A decisão permite ao cidadão exercer o direito de votar levando à seção apenas um documento oficial com foto, como passaporte, identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) ou de Habilitação (CNH). No entanto, o eleitor deve estar com a situação regular perante a Justiça Eleitoral, ou seja, o título não pode estar suspenso ou cancelado.

Além disso, o e-Título, aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por novas atualizações. A principal alteração é que o app passa a mostrar a foto do eleitor, permitindo que o cidadão que realizou o cadastramento biométrico apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar.

Confira o seu local de votação

Uso de máscara

uso de máscara é obrigatório nas Eleições Municipais 2020, como medida de prevenção ao Covid-19. A chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, Mônica Tereza Góes Turchenski, afirma que a identificação do eleitor em comparação com a imagem do documento apresentado será feita, a princípio, com a proteção. No entanto, ela explica que apenas se o presidente da seção não conseguir reconhecer o eleitor poderá pedir que este dê dois passos para trás e tire rapidamente a máscara, mantendo uma distância segura.

Biometria

Este ano também não haverá biometria, assim, o mesário vai liberar o cidadão pela identificação do documento com foto e pelo número do título de eleitor presente no caderno de votação. Mônica comenta que essa decisão faz parte das medidas para prevenir a contaminação. “Todo mundo coloca o dedo no equipamento e a biometria sempre demora um pouco mais, então é para evitar que as pessoas se aglomerem”, diz.

Outras recomendações

Além das orientações já citadas, é recomendável que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Nas seções, será disponibilizado álcool em gel para ser usado antes e depois de votar. Também é importante que seja respeitado o distanciamento social de, pelo menos, um metro e meio por pessoa. Se possível, sugere-se que o cidadão não leve acompanhante e evite permanecer mais tempo do que o necessário no local de votação.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
16º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de José Volaniuk (75 anos)
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel e o PAF comunica o falecimento
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Serafina Senetra (96 anos)
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É  com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Sofia Cerino Pereira (83 anos)
  • Casais de Prudentópolis trocam alianças em casamento coletivo, em Curitiba
  • Paróquia São João Batista divulga programação da Semana Santa
  • Unicentro convoca para matrícula em terceira chamada estudantes selecionados pelo Sisu
  • Projeto Patrimônio Vivo valoriza cultura popular de Palmeira, Lapa e Prudentópolis
  • Presos iniciam trabalho de limpeza de espaços públicos de Irati
  • Emprego: vagas atualizadas disponíveis na Agência do Trabalhador de Prudentópolis nesta quinta (30)