Operação policial conjunta resulta em prisões, apreensão de drogas e armas

7 de dezembro de 2020 às 08:30

A união das polícias estadual e federal pela Operação Sinergia, com o reforço dos trabalhos ostensivos nas ruas, resultou em 505 pessoas presas e 68 armas de fogo apreendidas no Paraná.

O balanço é dos quatro dias de atividades (26 e 27 de novembro e 03 e 04 de dezembro). No período ainda foram apreendidas 7 toneladas de drogas e 172 aves silvestres.

Além do serviço de segurança pública, a operação foi desencadeada para orientar e fiscalizar o cumprimento das regras de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Nos quatro dias de trabalho, cerca de 17,3 mil policiais de todas as forças e mais de 5,8 mil viaturas foram utilizados na operação.

Para o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a integração é a maior ferramenta da Operação Sinergia. “Montamos um planejamento com ações que envolvem não só as forças de segurança do estado, mas também os órgãos federais e municipais, para ampliar os efeitos de prevenção e fiscalização em todo o estado”, disse. “Com isso, nosso maior resultado é a prevenção da criminalidade e da proliferação da Covid-19”, completa.

NÚMEROS – De acordo com o balanço da Polícia Militar, que coordenou os trabalhos, foram feitas mais de 100 mil abordagens a pessoas e 57.045 vistorias a veículos em todo o Estado.

Nos quatro dias de ações, foram atendidas 1.650 ocorrências e lavrados 168 Termos Circunstanciados de Infração Penal. As equipes policiais deteram também 69 adolescentes.

Além disso, houve a apreensão de R$ 2.598,75 em dinheiro, 373 munições de variados calibres, 708.359 mil pacotes de cigarros, de 56 comprimidos de ecstasy e 95 pontos de LSD. Ao todo, as equipes policiais abordaram/vistoriaram 3.473 pontos comerciais, sendo que 52 acabaram notificados/autuados.

Participaram também da operação a Polícia Civil, o Departamento Penitenciário, as Guardas Municipais, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal e a Receita Estadual.

“O foco da operação, além das ações de segurança pública, também foi orientar as pessoas sobre a importância do isolamento social e do cumprimento das medidas de restrição no período das 23 horas às 5 horas.

Um dos principais objetivos é que não ocorram acidentes de trânsito, que não ocorram também situações de lesão corporal e outras situações que demandam a saúde pública”, afirmou o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

DECRETO – Patrulhamentos e abordagens da Polícia Militar foram intensificadas em todo o Paraná para fiscalizar o cumprimento do decreto estadual nº 6.284/2020, o qual estabelece novas medidas de combate ao coronavírus, incluindo restrição de horário para circulação de pessoas. A Corporação conta com apoio das outras forças de segurança nesta atividade.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a PM readequou as atividades internas para não deixar de atender o cidadão. A Corporação ainda intensificou os trabalhos de orientação e fiscalização para inibir os casos de aglomeração de pessoas, festas clandestinas e perturbação de sossego.

Nesta sexta-feira (04/12), na Capital e no Litoral houve a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) para verificar o funcionamento de estabelecimentos comerciais específicos, o cumprimento dos horários de restrição de circulação de pessoas e demais medidas sanitárias.

Em Curitiba, seis pontos foram fechados e 10 autuações administrativas lavradas. Já em Matinhos, sete estabelecimentos foram desativados e apreendidos 85 charutos, 1.099 essências de narguilé e 132 maços de cigarros.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Parcialmente nublado
Guarapuava
17º
Parcialmente nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet