UOL expõem casal de Ponta Grossa que combate sites de fake news

14 de dezembro de 2020 às 16:43

A colunista Mônica Bergamo e o jornalista Ivan Finotti, da Folha de S. Paulo / UOL, revelaram neste domingo (13) a identidade do casal de Ponta Grossa que fundou a Sleeping Giants Brasil (SGB), braço do grupo que nasceu nos Estados Unidos para combater sites de extrema direita que publicam fake news e propagam a cultura do ódio.

A estratégia é desmonetizar esses sites alertando os anunciantes sobre a ligação da sua marca com fake news. Isso é feito por meio de publicação nas redes sociais do SGB, Instagram e Twiiter. O constrangimento ou a discordância em relação aos conteúdos do site acabam fazendo com que a empresa deixe de anunciar. Já há resultados expressivos no Brasil.

O jovem casal de Ponta Grossa é formado por dois estudantes de Direito, Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle. Eles têm 22 anos, moram com os pais e namoram desde os 15 anos. Passaram a integrar o grupo internacional Sleeping Giants em maio deste ano, no início da pandemia. Ela era cabeleireira e ele motorista de aplicativo.

Os dois contam com o apoio da Rede Liberdade, que reúne advogados e jornalistas e, segundo a reportagem publicada no UOL e na Folha de S. Paulo, eles vivem atualmente com o auxílio emergencial. O primeiro alvo do SGB foi o Jornal da Cidade Online, que teria sofrido a retirada de 250 empresas, que foram expostas nas redes do casal.

O SGB calcula que tenham retirado de três sites e dois canais anúncios de cerca de 700 empresas, que foram desmonetizadas em cerca de R$ 1,5 milhão. O Twiiter e o Instagram administrados pelos dois jovens de Ponta Grossa têm 580 mil seguidores. O Jornal da Cidade Online está processando Leonardo e Mayara.

A revelação da identidade dos dois não é consensual entre eles e familiares, pois dessa forma perderam o escudo que os protegia de ameaças. Em longa entrevista publicada neste domingo eles falam sobre o trabalho, garantem que não há nenhum patrocinador na retaguarda e contam como descobriram o Sleeping Giants. Confira.

Fonte: Walter Téle Menechino, com informações e imagem do UOL / Folha de S. Paulo. 

Prudentópolis
21º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Parcialmente nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Parcialmente nublado
Londrina
28º
Chuvas esparsas
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados