Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Paraná perde para o Oeste e decreta rebaixamento para a série C

26 de janeiro de 2021 às 21:14
O tricolor não tem mais chances de passar o Vitória que está 6 pontos a frente tendo apenas 3 pontos por disputar ainda.

Foto: Reprodução Internet

O Paraná Clube está rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. A queda foi confirmada nessa terça-feira (dia 26) à noite, com a derrota por 1 a 0 para o Oeste, em Barueri, pela penúltima (37ª) rodada da Série B. Para escapar, o time paranaense precisava vencer essa partida e também o duelo da última rodada, contra o Cruzeiro, em Curitiba, além de torcer para tropeços do Vitória.

Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 36 pontos. O Oeste, que já estava rebaixado, segue na lanterna, com 29 pontos.

Fundado em dezembro de 1989, o Paraná Clube sofre em 2020 seu primeiro rebaixamento para a Série C. A única vez que disputou a terceira divisão nacional foi em 1990, quando iniciou na menor divisão ativa na época por ser um clube recém-criado.

CAMINHÃO DE GOLS
Em relação ao desempenho, o Oeste teve uma das piores atuações de um clube de futebol na história da Série B. O time de Barueri praticamente não correu, não marcou e não atacou. Ou seja, quase não jogou. O Paraná teve todo espaço do mundo para atacar e criar, e não enfrentou dificuldades na marcação. Mesmo assim, a equipe paranaense perdeu, pelo menos, 14 chances claras para marcar. E desperdiçou todas. E ainda levou um gol de falta nos últimos minutos da partida.

TÉCNICO
O técnico Márcio Coelho fez seu quinto jogo no comando do Paraná, com uma vitória e quatro derrotas.

FASES
Apesar de já estar matematicamente rebaixado, o Oeste vive melhor fase que o Paraná. O time de Barueri soma 22 pontos no returno (6 vitórias, 4 empates e 8 derrotas), enquanto a equipe paranaense acumulou 8 pontos nesse período (2 vitórias, 2 empates e 14 derrotas).

ESCALAÇÃO
As baixas no Paraná eram Renan Bressan, Fabrício e Bruno Gomes, lesionados. As novidades eram o volante Kaio improvisado na lateral-direita e o lateral-direito Paulo Henrique atuando no meio-campo, como extremo. O esquema tático foi o 4-1-4-1 das últimas rodadas, com Kazu como único volante. A linha de quatro do meio-campo tinha Karl e Meritão centralizados, com dois extremos: Thiago Alves (esquerda) e Paulo Henrique (direita).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio total do Paraná, que chegava com facilidade pela direita, com as jogadas de Paulo Henrique e Karl. Em 47 minutos, o time visitante teve sete chances para marcar e desperdiçou todas, com péssimas finalizações (três de Bruno Lopes, duas de Meritão, uma de Karl e uma de Thiago Alves). O Oeste teve fraca atuação e foi completamente dominado, sem levar perigo ao gol de Renan.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário de antes, com o Paraná criando chances claras e finalizando sem qualidade. O Oeste continuou ‘morto’ em campo. Aos 13, saíram Meritão e Thiago Alves. E entraram Biteco e Andrew. Aos 20, saiu o volante Gabriel Kazu e entrou o extremo Gabriel Pires. Em 35 minutos, o time paranaense perdeu sete oportunidades: cinco com Bruno Lopes, uma com Thiago Alves e outra com Meritão, que acertou a trave.

Aos 42, entraram Juninho e o atacante Mikael, revelação da base, que fez sua estreia como profissional. Mesmo ‘morto’ em campo, o Oeste conseguiu um gol aos 44. Raí Ramos cobrou falta de média distância com um chute no meio do gol. E Renan aceitou.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 25 finalizações (8 certas), 68% de posse de bola, 84% de acerto nos passes e 9 escanteios. O Oeste obteve 6 finalizações (4 certas), 32% de posse de bola, 69% de acerto passes e 2 escanteios. Os números são do site Sofascore.

OESTE 1×0 PARANÁ
Oeste: Glauco; Rai Ramos, Victor Lisboa, Maurício e Douglas (Luanderson); Matheus Índio (De Paula) e Bruno Miguel; Léo Ceará (Tite), Diogo e Pedrinho; Bruno Alves (Kalil). Técnico: Roberto Cavalo
Paraná: Renan; Kaio, Salazar, Hurtado e Jean Victor; Gabriel Kazu (Gabriel Pires); Karl, Higor Meritão (Biteco), Paulo Henrique (Juninho) e Thiago Alves (Andrew); Bruno Lopes (Mikael). Técnico: Márcio Coelho
Gol: Raí Ramos (44-2º)
Cartões amarelos: Meritão, Salazar (P). Maurício e Pedrinho (O).
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Local: Arena Barueri

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Karl cruza da direita. Bruno Lopes fura. A bola sobra na cara do gol para Thiago Alves, que não consegue dominar. O goleiro salva.
7 – Bruno Lopes rouba no ataque, avança e chuta de longe, para fora. Meritão estava livre na esquerda.
10 – Falta na direita. Jean Victor bate direto. O goleiro espalma no canto.
21 – Meritão divide pelo alto e toca de cabeça para Bruno Lopes, livre na entrada da área. Ele chuta no centro e o goleiro salva.
22 – Paulo Henrique cruza rasteiro. Meritão recebe na meia-lua e chuta no centro. O goleiro segura.
26 – Karl sai na cara do gol e demora para chutar. A zaga bloqueia.
32 – Jean Victor cruza. Thiago Alves cabeceia para fora.
43 – Escanteio. Kaio cruza. Karl desvia de cabeça e a bola passa perto.
46 – Falta para a área. Meritão pega o rebote e chuta fraco. O goleiro segura.

Segundo tempo
3 – Kaio recebe na cara do gol e chuta. Impedido, Bruno Lopes dá uma de zagueiro e bloqueia o chute do companheiro de time.
4 – Paulo Henrique enfia. Na cara do gol, Bruno Lopes chuta em cima do goleiro.
5 – Escanteio. Jean Victor cruza. Meritão chuta. A bola bate na trave.
9 – Kaio cruza. Na cara do gol, Thiago Alves chuta de voleio, sobre o gol.
15 – Biteco chuta de fora da área. A bola passa perto.
28 – Gol anulado do Oeste. Kalil chuta e Renan espalma. Impedido, Pedrinho completa.
29 – Paulo Henrique cruza. Livre na cara do gol, Bruno Lopes erra a bola.
32 – Falta. Jean Victor bate direto. O goleiro espalma.
37 – Contra-ataque do Oeste. Kalil avança e rola para De Paula, que chuta no canto. Renan espalma.
41 – Bruno Lopes recebe na área, tenta o giro e chuta torto, para longe.
44 – Gol do Oeste. Falta de média distância. Raí Ramos chuta rasteiro, quase no centro. Renan aceita.
51 – Fim de jogo!


Fonte: Bem Paraná