O vereador Mauricio Bosak (Dem) está solicitando ao executivo municipal para que estude a possibilidade de intervir junto à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná para que o município de Prudentópolis seja beneficiado com o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos
A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo já ofertou a castração de 10.977 animais domésticos em 34 municípios paranaenses através do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, iniciativa inédita no País.
De acordo com o vereador Mauricio Bosak, o objetivo do Programa é o controle populacional de cães e gatos no Estado e a prevenção de zoonoses.
São atendidos especialmente pets de famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma castração particular e animais de rua, dentro de critérios definidos pelos municípios.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, explica que os atendimentos veterinários são considerados serviços essenciais.
“O atendimento médico para animais também é indispensável, mesmo neste período de coronavírus.
Esta medida é uma forma de cuidar tanto dos pets quanto da nossa população”, afirma.
A iniciativa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana.
Este tipo de ação visa, ainda, conscientizar a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, prevenindo doenças como câncer e o abandono decorrente de ninhadas indesejadas, além de orientar sobre tutela responsável.
O recurso é destinado para atender, ao todo, 15 mil animais em 45 municípios. Em 2020, foram cerca de 11 mil procedimentos em 34 municípios.