Prefeito Derbli explana início de mandato na Câmara Municipal

10 de fevereiro de 2021 às 15:09

Na noite de ontem (09) o prefeito Jorge Derbli, acompanhado de secretários municipais, compareceu à sessão da Câmara Municipal de vereadores, para fazer uma explanação sobre as primeiras ações neste início de seu novo mandato.
Derbli iniciou relatando o período em que precisou ficar afastado por conta da infecção por Covid-19, e o demorado processo de recuperação, principalmente de sua capacidade pulmonar. Agradeceu, inclusive, a toda a equipa da Santa Casa de Irati pelo excelente atendimento.
O prefeito destacou também o perfeito entrosamento com sua vice, Ieda Waydzik, que o representou durante o período da doença, enaltecendo sua disposição em trabalhar ativamente pela população de Irati e pelo bom funcionamento da Prefeitura.
Jorge Derbli fez ainda algumas observações sobre este início de 2021.

Destacou que o setor de Saúde receberá atenção prioritária da sua administração, e lamentou os 32 óbitos por Covid no Município. Salientou que está chegando uma nova remessa da vacina contra a Covid-19, num total de 280 doses para idosos acima de 90 anos. Quanto às 140 doses iniciais para os cerca de 600 profissionais de saúde, deverá ser adotado o critério de privilegiar primeiramente os profissionais mais idosos. Também citou que mais ambulâncias estão chegando a Irati.
O prefeito informou que pretende contratar máquina para dar sequência à dragagem do Rio das Antas, sendo um equipamento com braço mais longo para permitir maior alcance no trabalho, e que em breve, dará início à 2ª etapa do canal hídrico.
Outra abordagem foi quanto à manutenção das estradas rurais, que está mobilizando frentes de trabalho em vários pontos do interior. As fortes chuvas de janeiro ocasionaram 220 pontos de encalhamento nas estradas rurais principais. Derbli informou que estas equipes permanecem trabalhando durante os sábados e no período do Carnaval visando dar condições de tráfego para atender os produtores de leite e também ao transporte escolar no retorno das aulas.
O prefeito anunciou reformulação no programa Porteira Adentro, com patrulha exclusiva e recadastramento feito pela Secretaria de Agricultura de Irati, obedecendo a ordem de chegada dos pedidos.
Em relação às obras, citou as duas creches em andamento, mesmo que enfrentem algumas dificuldades quanto ao repasse dos recursos federais. Também relatou que quatro empresas participaram da licitação do novo ginásio de esportes que estava judicializado.
Mencionou ainda o projeto de pavimentação para Engenheiro Gutierrez, o avanço rápido do grande Centro de Eventos do CT Willy Laars e a obtenção de recursos da ordem de R$ 6 milhões para a Cidade do Idoso, visando beneficiar cerca de 10 mil pessoas que Irati possui nesta faixa etária.
Finalizando, Jorge Derbli citou o esforço que seu novo mandato terá na geração de empregos e que, em apenas um mês, duas empresas interessadas em Irati procuraram a Prefeitura.

Entre as iniciativas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico estão a pavimentação, restruturação dos dois condomínios industriais e redimensionamento dos lotes.
Derbli agradeceu à sintonia com Casa de Leis, que sempre permeou as ações do executivo, e desejou um ótimo ano de trabalho a todos.

Prudentópolis
29º
Tempo limpo
Ponta Grossa
25º
Tempo limpo
Guarapuava
21º
Parcialmente nublado
Curitiba
25º
Parcialmente nublado
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
24º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados