Com a derrota em Porto Alegre, o Athletico fica com 53 pontos, quatro a menos que o Santos, que empatou na rodada com o Fluminense e hoje fecha a zona de classificação. Na última rodada, o Furacão enfrenta o Sport, na quinta-feira (25), e precisa da vitória para terminar em nono lugar e garantir uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.
O jogo
Comandado pela dupla Antônio Oliveira e Bernardo Franco, o Athletico entrou em campo com Jadson no meio-campo e Nikão e Carlos Eduardo na dupla de ataque. Com bola rolando, o Athletico criou a primeira chance justamente com Jadson. Aos oito minutos, o meia recebeu passe de Abner Vinícius, mas foi bloqueado pela defesa gremista na hora da finalização.
O Athletico apostou nas jogadas pelos lados do campo e levou perigo em mais duas oportunidades. Aos 27 minutos, Léo Cittadini recebeu lançamento pela direita, mas o goleiro Paulo Victor saiu rapidamente da meta e evitou o chute. Já aos 30, Jonathan cruzou a bola no meio da área, Nikão cabeceou livre de marcação e mandou muito perto da trave.
No segundo tempo, os dois foram para o ataque em busca do gol. O Athletico quase abriu o placar aos seis minutos, mas a cobrança de falta de Jadson parou no travessão. A resposta do Grêmio aconteceu na sequência e Santos fez grande defesa na cabeçada de Jean Pyerre.
O Grêmio chegou a abrir o placar aos 13 minutos com Diego Souza, mas o árbitro marcou falta do atacante no goleiro Santos. E se estava difícil marcar a favor, o time gaúcho quase marcou contra. Christian cruzou a bola na área, Paulo Miranda desviou contra e obrigou uma grande defesa de Paulo Victor.
Aos 32 minutos, o Grêmio furou a defesa rubro-negra e marcou o gol da vitória. Diego Churín, que tinha acabado de entrar, chuta de fora da área, a bola para em Paulo Henrique e sobra para Thaciano. O meia gremista chuta com muita força e não deu chance para o goleiro Santos.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1X0 ATHLETICO
Data: Domingo, 21 de fevereiro de 2021
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 18h15
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Assistentes de vídeo: Felipe Fernandes de Lima (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (David Braz), Darlan (Thaciano) e Isaque (Jean Pyerre); Everton (Ferreira), Pepê e Diego Souza (Diego Churín).
Técnico: Renato Portaluppi.
Athletico: Santos; Jonathan (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Richard, Christian, Léo Cittadini (Guilherme Bissoli) e Jadson (Renato Kayzer); Nikão e Carlos Eduardo (Vitinho).
Técnico: Antônio Oliveira.
Gol: Thaciano (GRE), aos 32′ do segundo tempo.
Cartões amarelos: Darlan, Ferreira e Lucas Silva (GRE); Nikão (CAP).
Cartões vermelhos: Richard e Thiago Heleno (CAP).
Fonte: Banda B